Projeto da Utramig recebe Menção Honrosa no 3º Prêmio Inova Minas Gerais



O Projeto Vida Saudável, desenvolvido por uma equipe da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), da Utramig, recebeu Menção Honrosa na 3ª Edição do Prêmio Inova Minas Gerais, nesta quarta-feira (20/11). A solenidade de premiação aconteceu no Auditório JK, da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. A proposta da Utramig concorreu na modalidade Ideias Inovadoras Implementáveis, categoria Inovação em Políticas Públicas.

“Este prêmio tem um significado muito especial, nosso projeto envolve alunos, servidores e professores e essa integração é importante para a comunidade escolar”, comemora a diretora de Ensino e Pesquisa da Utramig, Silvana Nascimento.

Nesta edição, o Prêmio teve 143 iniciativas e ideias inscritas e 36 foram classificadas como finalistas. O Prêmio, que tem por objetivo estimular e reconhecer soluções apresentadas pelos servidores estaduais para aprimorar os serviços e a administração pública, é coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e conta com o apoio da Fundação João Pinheiro (FJP).

Vida Saudável na Utramig

A proposta teve o piloto executado em 15 de junho, quando 304 questionários, com dados pessoais e informações sobre atividades físicas e uso de tabaco e álcool, foram preenchidos; pressão aferida; as pessoas foram medidas e pesadas para apurar o índice de massa corporal (IMC) e o dedo espetado para apurar glicemia e definir o tipo sanguíneo. Nos dias 23 e 24 de outubro foi realizada a primeira edição do projeto, com o preenchimento de 353 questionários.

O resultado desse esforço será um banco de dados com o perfil diagnóstico de saúde construído a partir dos exames e aferições realizados, além de orientações sobre cuidados com a saúde, profilaxia de doenças, alimentação saudável e hábitos de vida adequados. É também uma excelente oportunidade para aplicar conhecimentos adquiridos em sala de aula além de integrar práticas profissionais dos cursos técnicos de Análises Clínicas, Enfermagem, Informática e Biotecnologia.

Nas duas etapas já executadas, o projeto indica que o público pesquisado é composto em sua grande maioria por mulheres; a faixa etária predominante é entre 15 e 25 anos; mais da metade considera que tem uma alimentação saudável; mais de 90% são de não fumantes e quantos aos resultados do Índice de Massa Corporal, metade se encontra no nível normal, a mesma proporção apresenta a pressão arterial em nível normal e a quase totalidade tem a glicemia equilibrada. Alguns resultados não são tão positivos, como o fato de 49% do público pesquisado dormir entre quatro e seis horas e mais de 60% serem sedentários.

A equipe do projeto vencedor é composta pela diretora Silvana Nascimento, pela especialista em políticas públicas e gestão governamental Kelly Cristina Silva e pelas professoras Ana Lucia Hermógenes, Hellen Haynee Pinto Gonçalves, Regina Andrea Alves Durães e Maria Regina de Oliveira e Silva.