Presidente participa de formatura do Programa Juventudes



A presidente da Utramig, Vera Victer, participou na terça-feira,19 de setembro, da formatura das turmas de qualificação profissional dos jovens participantes do Programa Juventudes, em Belo Horizonte. O Programa visa atuar de forma cooperada para intervir sobre a situação de vulnerabilidade e risco social de jovens, situação explicitada pela falta de acesso a direitos sociais e alto índice de vitimização por homicídio.

Dentro do Programa, a Utramig atuou diretamente no Projeto Trampos – Promoção da Inclusão Produtiva Jovem. Vinculado a Subsecretaria de Trabalho e Emprego, a iniciativa busca construir, em conjunto, formas de garantir que jovens tenham o direito ao trabalho e à renda, com liberdade e segurança. A coordenadora do Projeto na Utramig, Ester Rodrigues Espeschit, também esteve presente durante a formatura.

A Fundação elaborou o mapeamento de possibilidades de qualificação profissional, trabalho e geração de renda para jovens, nas localidades onde residem.

Além disso, a Utramig teve a missão de articular as demandas desta juventude em situação de vulnerabilidade e risco social com as oportunidades mapeadas de qualificação profissional e geração de renda. Após esta identificação, os jovens foram encaminhados para os cursos de qualificação, que tiveram sua primeira formatura ontem. Outra atuação de destaque da instituição foi no fortalecimento da rede de proteção sociocomunitária de jovens.

O Projeto Trampos em Belo Horizonte, Betim, Contagem e Ribeirão das Neve é executado pela Sedese em parceria com a Utramig.