Papel da mulher é tema de reflexão em sala de aula

As ações para refletir e celebrar o Dia Internacional da Mulher na Utramig não ficaram restritas a data. Durante o mês de março, a disciplina de Responsabilidade Social dos cursos técnicos da Fundação está discutindo a condição e o papel da mulher na sociedade contemporânea.

“A condição da mulher, ainda hoje, supõe desafios que precisam ser vencidos. E a escola é parte interessada neste processo e, sem ela, é provável que jamais vençamos quaisquer destes desafios”, enfatizou a professora da disciplina Juliceli Márcia de Oliveira.

A Utramig tem, ao longo dos anos, assumido seu papel e buscado educar para a transformação social. Neste processo, promover debates sobre a desigualdade de gênero tem sido uma constante.

Para tornar mais rica a reflexão, a professora conta que os estudantes têm assistido documentários, debatido sobre a condição da mulher na sociedade e refletido muito sobre seu próprio papel na transformação desta condição.

Entre as ações desenvolvidas, destaque para a palestra da professora Juliana Hermont de Melo. No dia 19 de março, Juliana enriqueceu o debate sobre a temática, informando e trazendo sua vasta experiência para ilustrar casos de violência contra a mulher. Ela é coordenadora do Grupo de Estudos e Combate à Violência de Gênero (GECGV), do Centro Universitário UNI-BH.

“A Juliana tem sido nossa parceira, não somente trazendo sua visão sobre o tema, mas também através do Cine Mais, projeto do GECGV, executado no Vale do Jequitinhonha e também na Utramig, desde o ano passado”, ressaltou Juliceli.