Palestra na Utramig: Acidente Vascular Cerebral – AVC



“Acidente Vascular Cerebral – AVC” é o tema das palestras que serão proferidas pela presidente da Associação Mineira do AVC – AMAVC -, Sandra Issida Gonçalves, e pelo neurologista Gustavo Daher aos alunos do curso Técnico em Enfermagem, na quarta-feira, dia 19. As palestras estão marcadas para às 16h, no Auditório Administrativo. O evento está sendo coordenado pela professora Claudiana Vieira de Souza. Sandra Issida vai falar sobre a criação, os objetivos e os trabalhos desenvolvidos na instituição. Gustavo Daher vai abordar a patologia.

A Associação Mineira do AVC é uma associação sem fins lucrativos que tem o objetivo de alertar a população dos perigos do Acidente Vascular Cerebral/ Encefálico. Atualmente é a primeira causa de mortalidade do Brasil, segundo dados da Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization – WSO) 16 milhões de pessoas no mundo, por ano, tem AVC e destes, 6 milhões morrem.

A instituição nasceu em 2011, quando o marido de Sandra, Renato Mariz Gonçalves, então com 44 anos, no auge da carreira profissional, teve sua rotina e carreira interrompidas pelo AVC.