Mostra Tecnológica reflete sobre trabalho pós-pandemia

A pandemia do novo Coronavírus afetou, mas não interrompeu as atividades da Utramig. Prova disso é a realização, entre os dias 23 e 27 de junho, da Mostra Tecnológica 2020, que desta vez será online. A Mostra vai refletir sobre o tema “O mundo do trabalho pós-Covid-19”, por meio de lives com palestras, debates e apresentação de trabalhos.

Para se inscrever, clique aqui!

Uma das propostas mais ousadas será, a partir das reflexões propostas durante a Mostra, a promoção de um Hackathon, um trabalho em equipe multiprofissional que busca criar soluções específicas para um ou vários desafios. A comunidade escolar será desafiada a refletir sobre os problemas da Pandemia no ensino e a propor soluções que possam ser implementadas para o retorno às atividades escolares.

“A Mostra é um momento de formação, no qual professores e estudantes discutem problemas e propõem a construção de soluções para tornar a sociedade melhor para se viver”, salientou Rogério Massensini, diretor de Qualificação e Extensão da Utramig.

O diretor enfatizou que o evento busca “estimular o protagonismo dos estudantes da Utramig na proposição de soluções para as necessidades impostas no modo de vida pós-Covid-19”.

Na abertura do evento, a Headhunter e cofundadora na Virtú Pessoas e Conexões Bárbara Fialho fará palestra sobre “Efeitos e Reflexos da Pandemia da Covid-19 nas Relações de Trabalho”.

A importância da preocupação com a ergonomia no trabalho remoto será tema da live com a profissional de Fisioterapeuta, Ergonomista e professora universitária Maíra Marques. A palestra será na quarta-feira, 24 de junho, que ainda terá palestra com a Em seguida, será a vez da Doutora em Microbiologia e Professora universitária Éricka Lorena abordar “A pandemia à luz da ciência: o papel da biotecnologia no combate à Covid-19”. Éricka Lorena, que irá analisar o papel da biotecnologia no combate à Covid-19.

Na quinta-feira, 25, o papel da tecnologia e do profissional de tecnologia no mundo pós-pandemia será tema de mesa redonda, com a participação de profissionais que atuam em importantes empresas do mercado.

Os cuidados alimentares, tanto durante período de pandemia, como no pós-Covid-19, será tema da live conduzida pela mestre em alimentos e professora universitária Ana Carolina Duarte. Em seguida, a Chefe do Departamento de Proteção e Transferência de Conhecimento da Fapemig Cynthia Mendonça vai falar sobre o processo de criação de protótipos e de patentes.

O encerramento da Mostra Tecnológica será na manhã do sábado (27), com a apresentação dos projetos desenvolvidos pelas turmas dos cursos técnicos em Informática, Eletrônica, do turno da noite, em Enfermagem, da manhã.

Confira, abaixo, a Programação completa.Cartaz_2