Galpão Cine Horto abre as portas para alunos de curso FIC



Estudantes do curso de Assistente de Produção Cultural vivenciam a produção cultural

Os alunos do curso Pronatec/FIC de Assistente de Produção Cultural visitaram na sexta-feira (15), o Galpão Cine Horto, um dos principais centros culturais da cidade de Belo Horizonte. A atividade faz parte da programação da capacitação, que é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Cultura e a Utramig.

Os futuros assistentes de produção foram recebidos pelo produtor executivo do espaço, Bernardo Gondim, que apresentou a estrutura física do local e todas as ações desenvolvidas. Ele falou sobre a importância do planejamento, da criatividade para driblar as limitações financeiras e da necessidade de fortalecer parcerias e de criar público e pertencimento na cidade.

Bernardo explicou como as atividades são desenvolvidas, além de apresentar um case de um dia de trabalho. O produtor mostrou suas planilhas de checklist, de contatos, o cronograma de trabalho. A professora do curso, que viabilizou a visita, Carem Abreu conta que o objetivo foi possibilitar aos estudantes vivenciar o mundo do trabalho, para que tenham contato com o cotidiano da profissão.

“A visita técnica é a possibilidade desses estudantes terem contato real com um produção cultural em funcionamento. Para eles entenderem a estrutura do lugar, física e de pessoal, como um produtor precisa executar as ações e que tipo de habilidade precisa para este trabalho”, afirmou Carem.

Ela destaca que um ponto importante foi a apresentação de um passo a passo de uma produção e como fazer e lidar com imprevistos do dia a dia. “Foi uma tarde muito proveitosa, em que pudemos vivenciar e trocar informações. Também foi fundamental para demonstrar aos nossos estudantes um dia de trabalho real na vida de um produtor”, destacou a professora. Carem acrescentou que a contrapartida à visita é a prestação de serviços de assistente de produção cultural, pelos alunos, em três momentos que o Galpão Cine Horto necessitar.

Para a aluna Thaise Adriana Fonseca Dias, a “visita foi maravilhosa. É um incentivo para continuar no curso que estamos fazendo, a criar e manter contatos na produção, a ficar atentos nas ações, atividades e detalhes”. O principal aprendizado, segundo ela, é ver como os idealizadores do espaço acreditaram e investiram na cultura. “Impressiona a persistência de acreditar na cultura. O enriquecimento de um coletivo, a produção, a intenção de manter uma criação coletiva é o que fica”, enfatizou.

Sobre o curso

Com duração de 160 horas, o curso de Assistente de Produção Cultural teve início em 7 de maio, no PlugMInas, em Belo Horizonte, e é resultado de parceria com a Secretaria de Estado de Cultura.

O curso apresenta uma perspectiva interdisciplinar da cultura e da arte e possibilita o conhecimento dos meios de expressões artísticas com quais o Assistente de Produção Cultural poderá trabalhar, como espetáculos de teatro, dança, cinema, artes visuais, música, multimeios e literários.

Os alunos têm ainda contato com toda a cadeia produtiva da produção cultural, além de proporcionar o acesso às ferramentas de trabalho, como leis de incentivo, direitos autorais, ações culturais, etc.

Outro enforque importante do curso de Assistente de Produção Cultural é a gestão de projetos culturais. São abordadas as áreas de planejamento, pesquisa, elaboração e gestão, que contribuem para a aproximação do aluno com questões que integram a criação artística e o gerenciamento administrativo na produção de eventos e produtos culturais.

IMG_5247IMG_5245IMG_5234IMG_5220