Emoção marca formaturas da Utramig

A Utramig realizou nos dias 27 e 28 de agosto as formaturas do 1º semestre dos cursos técnicos em Informática (Presencial e a Distância), Multimídia, Eletrônica, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho. No total, foram 140 formandos bolsistas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As solenidades aconteceram na sede da OAB-MG, em Belo Horizonte.

A emoção estava estampada na cara de todos os presentes. “É muito satisfatório ver o caminho que ele escolheu, a amizade com os colegas de curso que ele fez”, declarou com a alegria expressa nas palavras Elias Vieira da Rocha, pai do formando em Multimídia Lucas Vieira de Paula Rocha.

Elias reforçou a importância do curso para o futuro do filho. “O curso abriu muito a cabeça dele para coisas diferentes. Agora, ele fala em fazer publicidade, fotografa e tudo com muita alegria. Ele já pegou alguns serviços de fotografia, comprou algumas coisas para melhorar o trabalho, como um celular, que a gente não tem condição de dar”.

Clique aqui e confira mais fotos!

A presidente da Utramig, Patrícia Braga Soares e Silva, abriu sua fala declarando que era o momento preferido dela. “Poder encerrar um ciclo de trabalho é muito gratificante. Olhar pessoalmente pra cada um de vocês – sabendo o quanto caminharam, o quanto se esforçaram, o quanto se superaram pra chegar até aqui – é um momento especial”.

Ela ressaltou que, assim como para os formandos, este também tem sido um ano de superação para a Utramig. “A partir da missão dada pelo nosso governador, Romeu Zema, e da nossa secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, de otimizar a gestão pública e de qualificar ainda mais as nossas ações, nos reinventamos e encaramos com isso novos desafios”. Patrícia contou que foi necessário olhar pra dentro, observar como executava o trabalho, entender os objetivos da instituição. “Saber onde queríamos chegar e, com o intuito de fazer melhor – assim como vocês, não decepcionamos”.

A presidente reforçou a necessidade dos formandos buscarem o aperfeiçoamento. “É recorrente, com o rápido desenvolvimento tecnológico e o advento de robôs, nos depararmos com pesquisas e notícias que estimam que a maioria das vagas de empregos que existirão nos próximos anos são relativas a funções que não existem ainda. E é através do aprendizado constante e do cultivo de relações que vocês estarão preparados”.

A formanda em Informática Ana Luiza de Souza Gonzaga destacou que todos passaram pelas mesmas dúvidas e angústias. “Nossos sacrifícios foram os mesmos: largamos as noitadas e as festinhas para estudar”, declarou rindo.

Ela lembrou que a escolha do curso envolvia aceitar mudanças. “Nós escolhemos um dos caminhos mais difíceis: o da educação. É claro que seria muito mais fácil ficar em casa sem fazer nada. Escolhemos lançar novos olhares sobre nossos futuros, escolhemos ir além dos nossos limites, aceitar os desafios que cada curso proporcionou”.

Qualificação profissional

Presente na solenidade de quarta-feira, a Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá e Mello Jacometti, destacou a necessidade da qualificação profissional para que o Estado volte ao caminho do desenvolvimento. “A qualificação profissional que vocês receberam é muito importante para o estado de Minas. O conhecimento e a qualificação profissional são importantes para Minas voltar ao estágio que sempre foi. Minas precisa se desenvolver, por isso precisa de pessoas qualificadas”, declarou a secretária aos novos técnicos, acrescentando que 60% do sucesso no mercado de trabalho depende da qualificação.

Ela contou que foi tomada por um sentimento. “Confesso que senti muita emoção ao chegar aqui, pois para assumir este cargo eu tive que deixar a sala de aula, e, para um professor, estar longe dá uma tristeza, pois professores trabalham com amor”, declarou.

Elizabeth transmitiu os votos de sucesso enviado pelo governador do Estado, Romeu Zema, enfatizou a importância dos formandos trabalharem em prol do estado e, também, como cada curso pode contribuir para a melhoria de todos. “O desenvolvimento passa pela eletrônica. Parte das novas profissões que vão surgir passam pela eletrônica. Se juntássemos Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, possivelmente, não teriam acontecido os desastres que ocorreram em Minas Gerais”.

O Subsecretário de Trabalho e Emprego da Sedese, Raphael Vasconcelos Amaral Rodrigues, lembrou de como era estar do outro lado, como formando. “A formatura é um grande marco de sua história, pois só quem forma sabe todos os desafios, problemas e dificuldades enfrentados”.

Ele reforçou que o diploma conquistado abrirá portas e fará a diferença na vida dos novos técnicos, “mas os aprendizados e tudo que vocês viveram durante o curso serão mais determinantes”.

Ao final, o subsecretário aconselhou: “sejam sempre as próprias métricas do seu sucesso, pois comparar caminhos só faz com que você demore ainda mais a encontrar o seu”.