Aprendizado prático e saúde marcam “Projeto Dia D” na Utramig



Os estudantes do curso Técnico em Enfermagem da Utramig participaram do Projeto “Dia D – Avaliação de Saúde e Coleta de Dados”, realizado em 9 de outubro. Durante o evento, eles mediram peso, altura, IMC e circunferência abdominal de alunos e servidores, aprimorando a prática profissional. O projeto também reforçou a importância de hábitos saudáveis.

Com o dia D, a Utramig buscou colher dados e avaliar a saúde da comunidade escolar, além de incentivar o desenvolvimento de alimentação balanceada, prática de exercícios e cuidados com a saúde: atitudes que geram qualidade de vida e longevidade.

As medições realizadas pelos estudantes ajudam a detectar e a prevenir doenças. Ao medir a circunferência abdominal, os alunos conseguem dados sobre a gordura nos órgãos, facilitando a identificação e a prevenção à obesidade.

De acordo com dados da Unicef, a obesidade está mais presente em crianças e adolescentes do que a desnutrição: quase 200 milhões de crianças e adolescentes em período escolar vivem com obesidade. Os dados são de setembro de 2025 e reforçam a importância do reconhecimento e da prevenção a essa enfermidade.

O cálculo do índice de massa corporal (IMC) aponta se o peso de uma pessoa está adequado para a saúde. O dado também ajuda no diagnóstico e na prevenção de enfermidades. Com o IMC, é possível detectar obesidade, desnutrição, diabetes e pressão alta, por exemplo.

O cálculo do peso e da altura é utilizado para obtenção do IMC, e, por isso, essas medições também foram realizadas pelos alunos de Enfermagem. Verificar peso e altura também é fundamental para monitorar a saúde individual.

A professora de Fundamentos de Enfermagem, Elaine Cunha, auxiliou os alunos de Enfermagem no Dia D. Ela explicou os sobre os resultados das medições realizadas:

“Ao final das medições, cada pessoa recebeu um resultado para o risco de desenvolvimento de doenças. As classificações desse risco incluem ‘levemente elevado’, ‘moderado’, ‘alto’ e ‘muito alto’”, explica. Segundo a professora, os resultados dependeram dos valores individuais do IMC e da circunferência abdominal, obtidos pela pesagem e pela altura.

Após a experiência prática, os estudantes ainda vão produzir um artigo científico com os resultados colhidos no Dia D.

A Utramig segue unindo educação e saúde: ao mesmo tempo em que promove o ensino técnico e a prática, a Fundação incentiva a qualidade de vida. E, assim, contribui para uma sociedade mais saudável.

Fontes: Gestão ODS – Avaliação Antropométrica
Unimed
Professora Elaine Cunha
Unicef