Alunos visitam Orquestra Filarmônica



Os alunos do curso FIC/Pronatec de Assistente de Produção Cultural conheram, na última semana, um dos mais modernos espaços culturais do Estado: a Sala Minas Gerais, sede da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

“É fundamental que os alunos tenham contato com espaços culturais bem estruturados, para que possam compreender a complexidade ea importância da sua profissão. Conhecer os bastidores de uma orquestra, como a Filarmônica, e toda sua infraestrutura poderá ajudá-los na escolha de uma área de atuação, dentre tantas possíveis no mercado cultural”, destacou a professora do curso Alcione Souza.

Na abertura, os estudantes tiveram uma palestra com os responsáveis pela orquestra, que explicaram todos os processos que envolvem o espaço e a própria filarmônica. Em seguida, conheceram todos os espaços do local.

Segundo Patricia Amorim, coordenadora do curso pela Utramig, a visita é uma possibilidade única de conhecer como é feita a produção cultural de um grande espaço, um dos mais importantes do estado. “Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de ter contato com profissionais da área, o que favorece o aprendizado e a inserção no mercado”, assinalou.

Os pontos altos da visita, contudo, foram deixados para o final. Primeiro, os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar um concerto comentado, onde a cada peça musical apresentada era explicada pelo regente. No encerramento da atividade, os presentes puderam ver ao concerto “Um Tchaikovsky que nos move”, sob a regência de Fabio Mechetti, que é também o Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais.

“O nível de organização e profissionalismo da equipe envolvida foi muito importante para que os alunos possam se espelhar quando forem atuar profissionalmente”, enfatizou Alcione.