Alunos da Utramig apresentam projetos de combate à obesidade na Mostra Tecnológica 2016



De um tipo de bicicleta que gera energia enquanto a pessoa se exercita a um programa exclusivo de alimentação para animais obesos, evento terá trabalhos inéditos sobre o chamado mal do século XXI
“Perca Caloria, Gere Energia” é o nome de um dínamo, no formato de uma bicicleta, que gera energia capaz de recarregar um aparelho celular, enquanto a pessoa se exercita. Este é um dos projetos que os estudantes dos oito cursos técnicos da Utramig apresentarão neste sábado, dia 11, das 8 às 12h, na sede da fundação (Avenida Afonso Pena, 3.400 Bairro Cruzeiro). A exposição integra a Mostra Tecnológica 2016, o principal evento da instituição, quando os alunos apresentam os trabalhos desenvolvidos durante o semestre.
Neste ano, o tema dos projetos é a obesidade, um mal que, conforme a Organização Mundial de Saúde, é atualmente um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção da OMS é que, em 2025, o mundo terá 700 milhões de obesos. No Brasil, a obesidade vem crescendo assustadoramente e alguns levantamentos apontam que mais de metade da população do país está acima do peso. O objetivo da Mostra é justamente alertar e conscientizar os jovens sobre os riscos da obesidade.
Merecem destaque também um despertador que, de 3 em 3 horas, que alerta pessoas em programa de educação alimentar para o horário de alimentação; o Dance Fittnes, que simula um tapete para auxílio a programas de perda de peso e melhoria de qualidade de vida; um contador de passos com sensor para auxílio para programa de perda de peso e até um progama exclusivo de alimentação para animais obesos.

A mostra terá ainda apresentação teatral com o tema “Da obesidade infantil à obesidade mórbida”; uma oficina com exposição de como criar hortas verticais; um projeto arquitetônico com maquete sobre revitalização de praças para a promoção de hábitos saudáveis e a apresentação de uma cartilha informativa sobre o peso do sobrepeso no mercado de trabalho, produzida a partir de pesquisa realizada com analistas de Recursos Humanos sobre a inserção da pessoa obesa no mercado de trabalho.
Também estão programadas uma palestra com a psicóloga Bárbara Freitas Fialho, com o tema “Discriminação da pessoa obesa no mercado de trabalho”; a simulação de um Centro de Atendimento e Apoio multiprofissional ao obeso; e a apresentação de um libreto digital com o tema: “Conhecendo os alimentos”, contendo informações de receitas saudáveis.
Mais informações: Ascom/Utramig: 3263-7576/7532/7556