Estudantes do curso técnico de Análises Clínicas da Utramig fazem visita ao presidente da Fundação



Uma visita prá lá de especial foi registrada na tarde desta quarta feira (15.12) na sala do presidente da Fundação Utramig, Paulo Henrique Azeredo Nascimento. O encontro inesperado foi promovido por cerca de 15 estudantes do curso Técnico de Análises Clínicas da Utramig que, de forma espontânea, decidiram surpreender para conhecer um pouco mais da Instituição escolhida para formação técnica, a Fundação Utramig. E se a oportunidade faz a ocasião, alunos, diretoria e o presidente da Instituição de ensino profissionalizante não perderam tempo! Aproveitaram o momento – raro – para estreitar laços de amizade por meio de uma aproximação informal, sem qualquer aviso prévio. E a iniciativa foi muito bem acolhida pela presidência da Utramig que transformou o evento num bate papo bem descontraído. Inicialmente, Paulo Azeredo fez questão de saber o nome e conhecer um pouco da realidade de cada um dos alunos que estavam reunidos à mesa.Um a um, Bianca (Bibi), Heitor, João, Amanda e os demais colegas falaram um pouco sobre a experiência de fazer parte de um dos cursos de profissionalização técnica oferecido aos jovens que têm entre 15 e 18 anos bem como sobre a própria trajetória de vida percorrida que culminou na descoberta e chegada na Utramig.

E desses preciosos minutos de um silêncio respeitoso com quem se manifestava, relatos inspiradores, emocionantes e de uma riqueza inigualável. Discursos que deixavam claro o significativo papel da Fundação Utramig na formação profissional de jovens como instrumento da educação que promove conhecimento, direcionamento, estímulo, esperança a partir do aprendizado e da interação diária, seja ela de forma presencial ou virtual. Isso sem falar na descoberta da própria vocação a ser trilhada nos “capítulos iniciais” da carreira destes jovens futuros profissionais, cheios de sonhos e expectativas. Visivelmente emocionado – a cada depoimento compartilhado – quase sempre seguido de boas risadas – o presidente fazia questão de deixar transparecer sua gratidão a Deus por estar ali: naquele lugar, naquele momento e com aquelas pessoas. Futuros Analistas Clínicos que deixaram claro o sentimento de gratidão e orgulho que tem de fazer parte da Utramig e por ela ser uma instituição de acolhida nas mais variadas formas possíveis e necessárias à formação de qualquer pessoa. Quase meia hora que pareciam horas de conversa agregadora,satisfatória e motivadora pautada pelo sentimento de prazer e de orgulho em pertencer recíproco.

Quando todos estavam mais à vontade na conversa o presidente fez questão de levar ao conhecimento dos alunos todos as iniciativas e esforços que tem sido desprendidos para que a Utramig possa ser uma instituição de ensino e formação profissionalizante melhor a cada dia, com vistas a contribuir – não apenas na formação – mas na criação de oportunidades que garantam aos alunos um futuro promissor no mercado de trabalho. E isso com parcerias e a busca pela melhoria contínua no processo de aprendizagem da Fundação. Claro que “como tudo o que é bom dura pouco”, além de reforçar sua imensa satisfação pela agradável surpresa, Paulo Azeredo disse esperar que a ideia dos alunos se torne uma rotina dentro da Fundação Utramig. “A iniciativa dos alunos de Análises Clínicas me deixou sem palavras. Espero que façam isso outras vezes. E, isso vale para os demais cursos. Aliás, se a construção da educação profissionalizante é feita por muitas mãos, reitero aqui que as portas da Utramig estão e estarão sempre abertas para receber e ouvir aqueles que são a nossa razão de existir e motivo de todo o nosso esforço e empenho em favor da educação, da formação de pessoas”, destacou Paulo Azeredo. Ao final, a tradicional foto com o banner da Instituição Utramig à frente selou esse encontro que, pelo registro, demonstra o quanto os momentos – de um bate papo inesperado – trazem vigor, ânimo e motivação pela satisfação demonstrada por alunos e gestores de pertencer à Fundação Utramig.

Que venham os próximos encontros De preferência, com refrigerante, pão de queijo e uns salgadinhos, registrou uma das alunas.