Utramig e CREA/MG discutem parceria para criação de estágios e oportunidades.

O presidente da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais – Utramig – Paulo Henrique Nascimento Azeredo, se reuniu nesta terça-feira (26.10) com o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA/MG), Dr. Lúcio Borges.

Num encontro cordial, o gestor da Utramig falou sobre a importância de aproximação dos alunos da Fundação ao mercado de trabalho por meio dos setores produtivo e de serviços. A ideia é que os estudantes dos cursos profissionalizantes tenham a oportunidade de cumprir a carga horária obrigatória de estágio – exigida por lei – como forma de proporcionar a ampliação das redes de relacionamentos que venham favorecer a abertura de portas para o primeiro emprego destes jovens formandos.

Participante da visita, a chefe de Gabinete da Utramig – Cristiane Sadi – que tem graduação em Engenheira Civil, reforçou a importância da aproximação defendida pelo presidente da Fundação, destacando todos os esforços que vêm sendo adotados pela Utramig para oferecer ao mercado profissionais plenamente qualificados dependentes -apenas – de uma oportunidade. Sadi se refere ao trabalho de mentoria que vem sendo realizado junto ao corpo docente da Instituição como um diferencial competitivo ao ensino oferecido pela Utramig aos estudantes. “As organizações passaram por grandes transformações e exigem dos futuros colaboradores uma nova dinâmica, um olhar diferente. Para atendê-las no contexto de um mercado dinâmico e, cada vez mais competitivo, entendemos a necessidade de agregar na formação dos profissionais que preparamos a inclusão de ferramentas que possam auxiliá-los no entendimento e na adaptação exigidos por esse novo mercado. Além do conhecimento técnico que oferecemos, trabalhamos também ações ligadas aos aspectos sócio emocionais”, salientou Sadi.

Atento às manifestações dos representantes da Utramig, o presidente do CREA/MG demonstrou simpatia e aprovação das ideias apresentadas. Lúcio Borges se colocou à disposição da Fundação e se dispôs a canalizar vagas de estágio dos alunos da Utramig junto às empresas relacionadas às mais diferentes áreas da Engenharia.

A reunião contou com a presença do presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Eletricistas, a ABEE, e foi avaliada de forma bastante promissora pelo presidente da Fundação. “Queremos avançar na Utramig focados na formação de bons profissionais e bons cidadãos. Para alcançar esse objetivo é fundamental buscarmos também caminhos que ofereçam as condições favoráveis e oportunidades de estágio e trabalho aos jovens do ensino profissionalizante que capacitamos e qualificamos”, concluiu Paulo Azeredo.