15 de outubro – Dia do Professor

A Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais – Utramig – celebrou num único evento – a comemoração de duas importantes datas registradas neste mês de outubro: uma delas, o dia do professor – comemorado no dia 15 – e a outra, o dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 do mesmo mês. Para prestigiar educadores e servidores públicos, o Instituto de Educação de Minas Gerais – IEMG, foi o local escolhido pela Utramig para as celebrações que tiveram início com um delicioso coffe break oferecido aos mais de sessenta convidados – entre professores, servidores e colaboradores da Fundação.

No auditório do Instituto de Educação, o reconhecimento à destacada contribuição dada por esses profissionais, veio em tom de agradecimento a partir de discursos emocionados proferidos por professores e alunos da Utramig. Momento que muito sensibilizou os participantes. O presidente da Fundação Utramig – Dr. Paulo Henrique Azeredo Nascimento, também discursou. Paulo Henrique aproveitou os três meses de sua gestão à frente da Utramig para destacar as ações que vêm sendo adotadas pela Fundação em iniciativas voltadas para o empreendedorismo e parcerias que vêm sendo construídas na busca de formação pessoal e técnica alinhada às necessidades exigidas por este “novo” mercado de trabalho, pós pandemia. Uma delas, com a Universidade Federal de Viçosa, a UFV MG.

O presidente fez questão de reconhecer os esforços que vêm sendo empreendidos pelos servidores da Fundação diante de uma estrutura de trabalho enxuta e que, ao mesmo tempo, é cercada de muitos desafios diante da visão da Utramig de promover uma educação profissional inovadora, de qualidade e inclusiva. “A educação sempre foi e sempre será o melhor dos instrumentos na transformação de qualquer sociedade. Da teoria à prática, nos orgulhamos de chegar até aqui e participamos de maneira singular na formação dos quase 45 mil estudantes que – ao longo de décadas – receberam da Utramig um ensino profissionalizante de qualidade. Neste novo cenário que vislumbramos, promover educação será uma missão ainda mais desafiadora e que, definitivamente, só será alcançada a partir de um esforço coletivo daqueles que, de mãos dadas, acreditam neste mesmo ideal”, destacou o presidente.

E por falar em parceria, reflexões envolvendo os educadores e a própria educação no século 21 bem como os desafios a serem enfrentados na arte deste ensino milenar, foram algumas das questões trazidas aos participantes do encontro pela palestrante convidada, fundadora do Instituto Excelência Gestão e Cultura – Renata Lemos cuja parceria com a Utramig tem proporcionado ganhos significativos para consolidação do trabalho e de uma missão conjunta de promover educação de mãos dadas com a qualificação, com a inserção e a inclusão social. Poucos minutos de fala e uma rica contribuição oferecida na formação e capacitação daqueles que envergam essa destacada bandeira de promover educação.

Paulo fez questão de agradecer “o apoio que vem recebendo de todos os parceiros, professores e servidores da Utramig diante da meta de construir e consolidar “pontes” como forma de contribuir com a educação no desenvolvimento de uma sociedade alicerçada no aprendizado transformador”, registrou o presidente.

Ao final do evento, um “mimo a mais” foi oferecido aos convidados: uma doce lembrança das datas como forma de dizer muito obrigado.