Esmalteria Mulheres Mil é inaugurada em Sabará

Proposta de empreendimento surgiu durante curso oferecido pela Utramig

A partir do dia 3 de maio, Sabará entra no seleto mercado da esmalteria, uma derivação dos serviços do tradicional salão de beleza, mas especializado e focado em serviço de manicure e pedicure e em esmaltes, seja pela venda ou aplicação do produto. A Esmalteria Mulheres Mil vai funcionar na Avenida Prefeito Vitor Fantini, 127, loja 3, centro. O novo empreendimento foi criado por mulheres que participaram de curso de qualificação realizado pela Utramig, em 2017.

A ideia de criar um espaço onde as mulheres do curso de Manicure e Pedicure pudessem aplicar os conhecimentos adquiridos foi da professora Elisa Silva. “Desde o início do curso, pensei em abrir um empreendimento e convidei as 15 alunas. A turma toda mostrou muita disciplina e empenho e o fato é que são mulheres sedentas de trabalho”, explica a professora.

Inicialmente a proposta era criar uma cooperativa, mas as exigências legais foram um impedimento e a constituição de um empreendimento se mostrou mais viável. Das 15 alunas, cinco aceitaram o desafio e ao surgir o espaço adequado, a professora arregaçou as mangas.

“O aluguel e o material são de minha responsabilidade, elas entram com o trabalho e o lucro será dividido meio a meio”, conta Elisa. “Acho justo. Quero trabalhar todo dia, mas como tenho quatro filhos, posso ficar até às 16 horas”, afirma uma das cinco ex-alunas, Ana Paula Bernardo de Souza.

Ana Paula é moradora do bairro Catita, em Sabará. Há três anos desempregada, fez o curso de Manicure e Pedicure, oferecido pela Utramig, no âmbito do Pronatec, de maio a julho de 2017. “Desde que fiquei desempregada, distribuo currículo e nada. Depois do curso, passei a fazer as unhas de amigas, vizinhas e familiares e assim consigo sustentar meus filhos, mas como não tenho renda fixa fica tudo mais difícil”, completa Ana Paula.

Situação semelhante vive outra parceira da esmalteria, Patrícia Layanne da Rocha Ferreira. Mãe de uma menina de poucos meses, Patrícia agarrou a oportunidade. “Preciso trabalhar, não vejo a hora de a esmalteria abrir”, disse. Ela gostou tanto do curso, e a ampliação da renda familiar, que já está inscrita em outro curso da Utramig, com início programado para maio, o de microempreendedor individual.

“Para a Utramig é um momento fundamental. Em nossos cursos de qualificação temos dois objetivos, duas dimensões: a primeira é que sejamos facilitadores para que essas mulheres possam romper com o destino dado de exclusão. Trabalhamos para que se tornem protagonistas da própria história e tenham uma autoestima cada vez maior. A segunda dimensão é a nossa determinação em fazer desses cursos um espaço efetivo de aprendizado para o enfrentamento do mundo do trabalho”, analisa a presidente da Fundação, Vera Victer.

A segunda dimensão apontada pela presidente se refere à organização e mobilização das alunas, sem intervenção da Utramig, para assegurar um ganho na renda familiar. “Foi um curso que teve como resultado a inserção imediata no mercado de trabalho e que deu coragem a elas, possibilitou que repensassem a própria vida. São eventos como esse que nos dizem que estamos no caminho certo”, conclui Vera Victer.

Os cursos do Mulheres Mil

A formatura da turma de Ana Paula e Patricia e outras dezenas mulheres aconteceu em 8 de agosto, nos cursos de Auxiliar de Cozinha, Cuidadora Infantil, Informática Básica, Modelista, Manicure e Pedicure.

Foram beneficiadas com esta qualificação moradoras de ocupação e de aglomerados em Belo Horizonte e Sabará. O Mulheres Mil foi criado com metodologia específica para promover a formação educacional, profissional e cidadã de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Com a execução da segunda edição do programa em Minas, a Utramig atingiu a marca de 600 mulheres capacitadas em cursos de diversas áreas.

Por quase três meses, as alunas tiveram aprendizado prático e teórico e uma carga horária com foco no empreendedorismo, na saúde e nos direitos da mulher. As participantes, em sua maioria beneficiária do programa Bolsa Família, frequentaram dois módulos para o aprendizado: Específico (saberes práticos da profissão em ensino) e Educacional Central (direito e saúde da mulher, empreendedorismo e economia solidária).

Inauguração Esmalteria Mulheres Mil
Data: 3 de maio