Dia Internacional da Mulher na Utramig



O Dia Internacional da Mulher vai movimentar a Utramig nesta semana. Para celebrar a data e refletir sobre o papel da mulher na sociedade atual, a instituição vai realizar dois dias de intensas atividades. Palestras, debates, apresentações musicais e a UTRAMEI – Feira de Empreendedores da Utramig.

Na abertura, no dia 8 de março, acontece a palestra “O que define uma mulher?”, com duas abordagens distintas. São convidadas para apresentar o tema Ana Rosa Domingues e Larissa Costa. A primeira é pós-graduada em Gestão de Marcas e Identidade Corporativa, com larga experiência em gestão de projetos de comunicação integrada. Ela atuou como produtora dos principais eventos esportivos de grande porte ocorridos no Brasil e, atualmente, é gerente de eventos da Tracksale, startup mineira que atua na mensuração da satisfação e experiência do cliente. Ana Rosa foi madrinha e produtora do “Empodera – Mulheres de Atitude” em 3 estados e, em 2017, fundou o “Batom Vermelho”, projeto com o objetivo de promover a amizade entre mulheres.

A jornalista Larissa Costa é especialista em Estudos Latino-americanos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É feminista e comunicadora popular do jornal Brasil de Fato MG. Desde 2007 atua junto a movimentos populares do campo e da cidade, contribuindo na formação e organização das mulheres em torno do feminismo popular. Na universidade, estudou o tema da legalização da prostituição no Brasil e na Argentina, a legalização do aborto, o feminismo camponês, o trabalho das mulheres, sexualidade, a relação entre patriarcado, capitalismo e racismo, e a história da luta das mulheres. Atualmente, se dedica ao estudo da imprensa alternativa feminista da década de 1970.

Após a palestra, acontece a UTRAMEI – Feira de Empreendedores da Utramig. A atividade vai acontecer no andar térreo e vai contar com diversos produtos, como Tortas, Trufas, Bolos, Bijuterias, Porta-guardanapos, entre outros produzidos pelos servidores e alunos da instituição.

Empoderamento e mercado de trabalho

Dando continuidade às reflexões sobre o dia da mulher, a presidente da Utramig, Vera Victer, vai mediar o debate “O empoderamento feminino no mercado de trabalho”, que acontece às 19h, no Auditório Administrativo. A discussão vai contar com a presença da superintendente de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (SEDPAC) e, atualmente, Subsecretaria em Exercício de Políticas para as Mulheres da mesma pasta, Isabel Cristina de Lima Lisboa.

Também participam do diálogo Isabel Gonçalves, fundadora da Agrotour, cofundadora do Mulheres que Caminham Juntas e, atualmente, é gestora do projeto “Eu tenho um Sonho”, do Movimento Tio Flávio Cultural, e Henrique Lélis, mestre em Proteção dos Direitos Fundamentais e pós-graduado em Gestão Cultural, que atua como gestor e produtor cultural, com experiência em teatro e cinema.

Música e maquiagem

Na sexta-feira, 9 de março, continuam as atividades para celebrar o dia Internacional da Mulher na Utramig. Durante os turnos da manhã e da tarde, um profissional vai repassar dicas de maquiagem e de cuidados com a pele.

Para tornar a data ainda mais especial, vai acontecer um Almoço Musical com a presença da cantora Aline Abreu e banda.

Confira, abaixo, a programação completa:

 

convite nomes completos