Alunos participam de palestra sobre saúde mental e bullying
Os estudantes de cursos técnicos da Utramig participaram da palestra “Um compromisso com a saúde mental – Bullying”, que debateu a importância do bem-estar emocional e os impactos de comportamentos agressivos. A palestra reforçou a relevância de um ambiente escolar acolhedor e saudável. Estiveram presentes os alunos das duas etapas dos cursos de Saúde da Utramig: Análises Clínicas e Enfermagem. O evento aconteceu ontem (22 de outubro), no auditório principal da Fundação.
As palestrantes convidadas foram Marilene Fialho e Telma Maia, estudantes de Psicologia do Instituto De Educação Superior Latino Americano (IESLA). No bate-papo, os alunos receberam orientações e acolhimento sobre questões da adolescência. Eles aprenderam uma técnica de apresentação pessoal da USP, que contribui para resultados satisfatórios em palestras, conversas e até entrevistas de emprego.
A palestra mostrou que cuidar da saúde mental contribui para o alcance dos objetivos, a criatividade, os relacionamentos interpessoais e os hábitos saudáveis: aspectos fundamentais para um aprendizado e uma vida de qualidade.
Outro tema da palestra foi o combate ao bullying: os impactos dessa agressão para a saúde mental, para o corpo, o cérebro e o comportamento. Os alunos também foram informados sobre os tipos de bullying existentes. O bate-papo foi mais uma iniciativa de luta contra o bullying na Utramig, ao reafirmar a importância de uma convivência pacífica e respeitosa entre os jovens da Fundação.
Durante a palestra, os alunos interagiram com as palestrantes. Ao final, em uma sessão de perguntas, eles deram depoimentos anônimos sobre suas questões de saúde mental. Preservando a identidade, os adolescentes puderam falar sobre suas questões com segurança e tranquilidade. Eles receberam acolhimento e orientações das convidadas.
A palestra foi além do bem-estar. Para Telma Maia, uma das palestrantes, o evento foi uma oportunidade de autoconhecimento para os alunos. “Ajudou os estudantes a buscarem objetivo de vida, entenderem o porquê de estarem aqui”.
Para a Utramig, o bem-estar dos estudantes é fundamental. Ao serem ouvidos, acolhidos e orientados, eles deram mais um passo no fortalecimento da saúde emocional. Assim, a Fundação na missão de proporcionar mais do que ensino: perceber os alunos enquanto seres humanos, acolhê-los e, a cada dia, fazer do cuidado com a saúde mental uma questão central nas vidas dos nossos jovens.

