Utra-Ação: UTRAMIG incentiva o primeiro voto e a doação de sangue



Desde 1990, jovens de 16 e 17 anos podem participar do processo eleitoral, mas sem obrigatoriedade do voto. Quem já completou 18 anos é obrigado a tirar o título se ainda não o tiver.

No próximo sábado (30/4), das 8 às 13 horas, a Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (UTRAMIG) realizará o projeto pedagógico multidisciplinar- UTRA-AÇÃO.  O objetivo é conscientizar os jovens sobre a importância do primeiro voto no processo eleitoral, além de promover a doação de sangue, o bem-estar e a saúde.

A iniciativa conta com a parceria do Tribunal Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), dos heróis do Projeto Social Liga da Justiça, da comunidade escolar e de voluntários.

Às 8:30 horas, no Auditório UTRAMIG, os alunos terão a oportunidade de participar da palestra “Eleitor do Futuro – Voto bem informado!” – com Marcelo Bortolo Ferreira, servidor da Seção de Pesquisa e Cidadania da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG.

O  objetivo é incentivar os jovens a tirar o título de eleitor pela internet, até o dia 4 de maio, prazo previsto para o fechamento do cadastro. Como os jovens de 16 e 17 anos ou aqueles que têm 15 anos, mas fazem aniversário até a data do primeiro turno, não são obrigados a votar, a iniciativa da UTRAMIG é uma forma de promover a cidadania, por meio do voto consciente.

Desde 1990, jovens de 16 e 17 anos podem participar do processo eleitoral, mas sem obrigatoriedade do voto. Quem já completou 18 anos é obrigado a tirar o título se ainda não o tiver.

Às 9:00 horas, no Auditório, os heróis da Liga da Justiça vão ter a missão de conscientizar os nossos alunos sobre a importância da doação de sangue, afinal a solidariedade é um gesto fraterno de cidadania.

Na oportunidade, os alunos do Curso de Análise Clínicas vão oferecer aos interessados: Tipagem Sanguínea – Fator RH, teste de Glicemia Capilar, cálculo de IMC e aferição de pressão.

Durante a programação, os alunos interessados vão participar de sorteios de cortes de cabelo, limpezas de pele, além de apresentações musicais, contação de histórias e elaboração de currículos.

“A ação social será um evento com a intenção de resgatar valores e princípios necessários ao exercício da democracia, permitindo, ainda, aos participantes, refletir e exercitar sobre questões relacionadas à cidadania, como é o caso, por exemplo, do voto e da doação em prol de vidas humanas”, esclarece o presidente da UTRAMIG, Paulo Azeredo.

LIGA DA JUSTIÇA

O Projeto Social LIGA DA JUSTIÇA é formado por profissionais de várias áreas que se uniram em prol da responsabilidade social, por meio de ações humanitárias. Os integrantes se vestem de heróis com o objetivo de criar empatia durante as ações sociais, favorecendo a missão principal do grupo: incentivar a doação de sangue.

ELEIÇÕES

Conforme a Constituição (art. 14 § 1º), o voto é facultativo para analfabetos, jovens de 16 e 17 anos e pessoas com mais de 70 anos. A iniciativa da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (UTRAMIG) foi uma reação à divulgação de dados pelo TSE indicando que, se nada mudasse, estas seriam as eleições com menor participação de jovens de 16 e 17 anos desde 1990, primeiro ano dessa contagem.

UTRAMIG

A Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (UTRAMIG), instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais – foi criada em 1965 e, desde então, é referência no ensino profissionalizante, pautado pela ética, competência, inovação e responsabilidade social.

Dentre os seus diferenciais, estão um currículo atualizado e sintonizado com as novas demandas do mercado e da Indústria, um corpo docente qualificado, uma infraestrutura acadêmica e laboratorial completa, além de vivências profissionais, por meio de programas de estágio e de parcerias institucionais, que encurtam o caminho entre a escola e a vida profissional.

SERVIÇO

Data: 30 de abril (sábado letivo)

Horário: 8 às 13 horas

Local: UTRAMIG – Avenida Afonso Pena, 3.400. Cruzeiro

Site utramig (25)