Utramig inicia Projeto Trampos



Governo de Minas Gerais lança programa para inclusão social e produtiva de jovens

Utramig treinou profissionais que começam a atuar em áreas de vulnerabilidade social de cinco municípios mineiros. Projeto Trampos vai identificar a vocação e assegurar a capacitação e orientação profissional de mais de 1.200 pessoas

Minas Gerais deu o pontapé inicial para mais uma iniciativa visando a redução da vulnerabilidade social e a inclusão produtiva de jovens entre 15 e 29 anos. Um novo programa leva em conta a vocação dos moradores e o potencial econômico da região onde vivem para traçar ações de capacitação e orientação profissional.

Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com a Utramig, começou no último dia 26 a traçar um diagnóstico em cinco aglomerados de Belo Horizonte, duas comunidades em Betim, uma em Contagem e outra em Ribeirão das Neves.

O objetivo é mapear as potencialidades socioeconômicas e de emprego e empreendedorismo como forma de inserir esses jovens no mundo do trabalho e favorecer a geração de renda. Serão oferecidas também oficinas de orientação vocacional e haverá a capacitação de mais de mil pessoas.

A iniciativa da Sedese faz parte do Projeto Trampos, uma das linhas de atuação do Programa Juventudes, que busca levantar oportunidades de geração de renda, estudos de oportunidades de inclusão produtiva, orientação profissional e construção de estratégias para inserção dos jovens no mercado de trabalho.

Em dezembro, o presidente da Utramig, Lindomar Gomes, o subsecretário de Trabalho e Emprego, Antônio Lambertucci e a assessora de Projetos Especiais da Sedese, Aidê Cançado Almeida, deram início ao Projeto, na sede da Fundação, com o treinamento de profissionais que já estão em campo. A ação está sendo realizada por meio da Diretoria de Qualificação e Extensão da Utramig.

“Este projeto cresce de importância porque mexe também com a rediscussão da segurança pública, dando oportunidades aqueles que historicamente ficaram esquecidos em Minas”, destaca o presidente da Utramig.

 “O projeto é fundamental para milhões de jovens que não conseguiram concluir a escolaridade e não tiveram acesso à qualificação profissional para ingressar no mercado. É uma verdadeira missão contra o preconceito do mercado de trabalho e da própria sociedade em relação a esses jovens que não tiveram as mesmas oportunidades daqueles que nasceram em famílias estáveis”. Subsecretário Antônio Lambertucci