Utramig abre inscrições para Cursos Técnicos



Pesquisas nacionais demonstram que 84% dos alunos que fizeram cursos técnicos foram inseridos no mercado logo após a conclusão da capacitação. Um diploma técnico aumenta em média 24% a renda do trabalhador, gerando mais oportunidades de trabalho.

A Utramig está com inscrições abertas, até o dia a 27 de Janeiro de 2017, para os cursos técnicos de Enfermagem, Análises Clínicas, Meio Ambiente, Informática, Segurança do Trabalho, Eletrônica, Telecomunicações e Recursos Humanos. Também há vagas para o curso de especialização técnica em instrumentação cirúrgica. As inscrições podem ser feitas pessoalmente, na Utramig, na Avenida Afonso Pena 3.400, no Bairro Cruzeiro, das 8 às 18h. Mais informações na Secretaria da Escola, pelo telefone 31- 3263-7500, ou no site www.utramig.mg.gov.br (Editais da Diretoria de Ensino e Pesquisa). As aulas começam no dia 6 de fevereiro de 2017.

REQUISITOS PARA INGRESSO NOS CURSOS

O candidato deverá comprovar a conclusão do Ensino Médio (Histórico Escolar – original e cópia) ou que se encontra devidamente matriculado e frequente a partir da 1ª série do Ensino Médio. Para realizar a inscrição, os interessados deverão apresentar o comprovante do pagamento da taxa de matrícula no valor de R$ 230,00 e, para o Curso Técnico em Recursos Humanos R$195,00; Título de Eleitor (original e cópia) e comprovantes de quitação eleitoral, se for o caso; Carteira de Identidade (original e cópia); CPF (original e cópia); três fotos 3 x 4; Comprovante de residência atualizado.

Cursos técnicos garantem acesso rápido ao mercado de trabalho

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e quem está à procura de uma colocação profissional precisa se conscientizar da importância da qualificação. Uma boa opção é buscar cursos que desenvolvam habilidades e conhecimentos necessários para atuar em uma área específica, como os cursos técnicos profissionalizantes. Muitos segmentos do mercado estão com carência de profissionais qualificados, o que faz desses cursos um grande diferencial no currículo.

Pesquisas nacionais demonstram que 84% dos alunos que fizeram cursos técnicos foram inseridos no mercado logo após a conclusão da capacitação. Um diploma técnico aumenta em média 24% a renda do trabalhador, gerando mais oportunidades de trabalho.

Os cursos de nível técnico são uma das principais alternativas de qualificação, com foco no mercado de trabalho. São, na sua maioria, regulamentados pelos Conselhos de profissão, com alta taxa de empregabilidade e acesso rápido às vagas de emprego e bons salários. Conciliando teoria e prática para atender às necessidades do mercado, a educação profissional de nível técnico garante o desenvolvimento de competências fundamentais para que os alunos se transformem em profissionais de qualidade em suas futuras áreas de atuação.

Como o foco dos cursos técnicos é qualificar o aluno para desempenhar uma profissão, eles têm um caráter prático muito grande, preparado para os desafios do mercado. Importante destacar também a carência de profissionais de nível técnico no Brasil, o que aumenta as oportunidades para quem opta por essa modalidade.

Utramig

Vinculada à SEDESE – Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, a Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais – UTRAMIG – foi criada há 50 anos pelo Governo do Estado e é especializada no Ensino Técnico. Oferece também cursos de qualificação e Ensino a Distância.

Sua missão é “formar profissionais nos diversos níveis de ensino com educação de qualidade para o mercado, promovendo qualificação, inserção e inclusão social”.