Sedese incentiva formação profissional como alternativa durante isolamento social

Matéria produzida pela Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese).

Durante o período de quarentena em razão da pandemia do Coronavírus (COVID-19), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) adotou uma série de medidas estratégicas no sentido de capacitar e certificar a população em isolamento social, para lidar com os novos rumos trabalhistas, econômicos e sociais, a partir dos efeitos do Coronavírus sobre o país.

Neste sentido, em consonância com as recomendações do Governo de Minas Gerais para reforçar a permanência das pessoas em casa e reduzir a propagação da doença,  a Sedese, por meio da subsecretaria de Trabalho e Emprego, elaborou uma lista de cursos e formações on-line gratuitos, como alternativas de aprimoramento profissional neste período.

Segundo o subsecretário de Trabalho e Emprego, Raphael Vasconcelos, a intenção é estimular o aprendizado e a formação dos cidadãos que estão em isolamento social.  A medida visa também despertar nas pessoas o olhar para novas oportunidades de trabalho e geração de renda em um possível cenário de crise, provocado pelos efeitos do Coronavírus sobre a economia do país.

“Estamos vivendo um momento importante, e a educação profissional pode trazer uma grande contribuição para o trabalhador, na medida em que ele se mantém atualizado e aproveita o período de isolamento para conhecer novas técnicas e se aperfeiçoar na sua área de atuação, bem como abre a possibilidade para conhecer e ter contato com diferentes conteúdos que estão sendo oferecidos a distância de maneira gratuita”, enfatiza Vasconcelos.

Formação Qualificada

São mais de 20 cursos disponíveis gratuitamente por universidades, órgãos federais, privados e estaduais, como a Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig), e a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec).

Entre as opções disponíveis estão empreendedorismo, marketing, informática, beleza, agricultura, hotelaria, orçamento familiar, dentre outros. Ao final de cada capacitação, os participantes recebem um certificado de conclusão de curso.

A presidente da Utramig, Patrícia Braga, observa que durante o período de isolamento social, “aprender ou revisar um conteúdo se torna uma atividade estimulante que, além de contribuir para a saúde mental, instrumentaliza para os novos desafios que se avizinham, em um mercado em permanente mutação”.

A Utramig oferece cursos gratuitos em sua plataforma virtual nas áreas de informática, desenvolvimento web, gestão empresarial e da qualidade, elaboração de projetos, entre outros. Os concluintes podem obter certificados também de forma gratuita. Acesse o site: http://ead.utramig.mg.gov.br/ead2/course/index.php?categoryid=2

Já a plataforma UAITEC oferece, também de forma gratuita, diversos cursos EaD para capacitação profissional. Entre eles estão cursos de empreendedorismo, Excel, cabelereiro, hotelaria, maquiagem, noções básicas de instalações elétricas. Todos esses cursos geram certificados de conclusão que podem ser obtidos na própria plataforma http://www.uaitec.mg.gov.br/inicio/cursos

Acesse outras opções de cursos gratuitos selecionados pela Subsecretaria de Trabalho e Emprego.