Mostra da Utramig em Nova Lima mobiliza comunidade escolar



Na Unidade de Nova Lima da Utramig, no sábado (06/07), a Mostra Técnica e de Responsabilidade Socioambiental 2019 apresentou projetos tecnológicos modernos e sustentáveis ao lado de propostas para enfrentar problemas antigos, como a fome e o diabetes.

Os estudantes de Informática da escola, localizada na região metropolitana da capital, apresentaram, entre outros projetos, um protótipo de um Carro Autônomo controlado por aplicativo de celular. Utilizando sensores que emitem ultrassom, o carro interrompe sua trajetória sempre que há um obstáculo a frente.

Outra ideia que chamou a atenção dos presentes foi um Sistema Escolar, também dos alunos de Informática, que realiza o controle de notas e faltas, histórico, formação de turmas, ambiente de consulta para o aluno via aplicativo de celular e ambiente web para o professor e secretaria.

Além dos projetos tecnológicos, a preocupação com a saúde humana e do planeta também mereceram olhares e ouvidos atentos dos convidados. Uma turma de estudantes de Enfermagem, orientados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que tem a meta de acabar com todas as formas de fome e a má-nutrição até 2030, fizeram diversas receitas utilizando partes de alimentos que seriam desprezados, como cascas de frutas e legumes. Na tenda, as alunas explicavam sobre a quantidade de comida desperdiçada no mundo e como algumas ações podem contribuir para diminuir isso e ainda alimentar aqueles que têm fome.

Para ver mais fotos, clique aqui.

A turma, sensibilizada com as informações sobe a fome, arrecadou doações para oferecer uma refeição para as pessoas em situação de rua em Nova Lima. No dia 1º de julho, os alunos percorreram praças e outros espaços da cidade para oferecer um pouco de refeição quente e saudável aos necessitados. A ação foi tão frutificante que os alunos pensam em repetir a iniciativa uma vez por mês.

O alerta sobre a hipertensão arterial e o diabetes também ecoou na manhã do dia 6 na Utramig em Nova Lima. Uma turma de Enfermagem criou vários ambientes para tratar destas doenças de fácil controle, mas que ainda causam diversos problemas em muitas pessoas. Uma mesa com alimentos saudáveis contrastava com uma repleta de alimentos ultraprocessados, os causadores da hipertensão e da diabetes. Os estudantes montaram ainda um caminho daqueles que ignoram os cuidados com a doença.

“A Mostra de trabalhos técnicos de Responsabilidade Socioambiental foi um momento de grande aprendizado, não somente para os alunos, mas para a comunidade em geral. Além da aprendizagem acadêmica, foi um momento de interação dos alunos de vários turnos, de socialização, de respeito ao próximo”, enfatizou a responsável pela Unidade de Nova Lima, Claudinea Melo. Ela acrescentou que os trabalhos deste semestre foram espetaculares e parabenizou aos alunos, professores e coordenadores.