Governo de Minas estuda criação da rede de educação profissional e tecnológica



Seminário encerrado nesta quinta-feira, na Utramig, reuniu especialistas de várias regiões do Estado e representantes de várias secretarias, com o objetivo de implantar a política estadual de educação profissional

“A criação da Rede de Educação Profissional de Minas Gerais será um marco, um grande legado do Governo Fernando Pimentel”. Assim definiu o presidente da Utramig, Lindomar Gomes, ao encerrar, nesta quinta-feira, o Seminário de Educação Profissional e Tecnológica de Minas Gerais, que teve a participação de gestores de várias regiões e de representantes de várias secretarias envolvidas no debate sobre o tema, considerado um dos maiores desafios a serem enfrentados pelo Estado.

Planejamento, monitoramento e a criação de um comitê gestor para a educação profissional e tecnológica foram as metas traçadas durante o encontro pelo subsecretário de Estado de Trabalho e Emprego da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Antônio Lambertucci. Segundo ele, o seminário cumpriu suas metas de identificar o ambiente por onde transita a educação profissional de Minas e unificar as propostas para a implantação de uma política estadual para esta área. “Além de facilitar a articulação de diversos serviços e ações, nosso objetivo é ampliar a rede pública de educação profissional e construir uma política estadual para o setor”, ressaltou.

Até o próximo dia 15 de novembro, os participantes do seminário vão enviar sugestões para serem incluídas no projeto de criação da rede, que prevê, entre outras ações, o levantamento das demandas regionais, de forma a produzir um diagnóstico de cada território na área da educação profissional, não somente nas escolas públicas mas também no sistema prisional e socioeducativo.

Também participaram da mesa redonda no encerramento do encontro o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda; o subsecretário de Ensino Superior da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES), Márcio Rosa Portes, a superintendente de Ensino Tecnológico da SEDECTES, Cristiane Saldanha e o diretor de Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação, Rafael de Freitas Morais.