Exposição de reciclados no Iº Seminário Utramig de Meio Ambiente 2015



Cápsulas de café nexpresso que se transformam em colares fashion; fundos de latas de alumínio que viram gargantilhas; embalagens de xampu e zíperes que dão vida a bijuterias finas; papel transformado em peças utilitárias e decorativas; latas de óleo que viram luminárias; mandalas feitas com papel de jornal; caixas de bombom, latinhas, garrafas pet, pauzinhos de pirolito e restos de brinquedos que se transformam em aviões; placas de raios X e restos de banners são revestidos de crochê e viram bolsas exclusivas para festas.

A presidenta da Utramig, Liza Prado, o secretário da Sedese e os diretores da Fundação fizeram a abertura da Semana do Meio Ambiente. Até o sábado, a Utramig apresenta a 1ª Mostra de Produtos Reciclados, que acontece simultaneamente com o Iº SEMINÁRIO UTRAMIG DE MEIO AMBIENTE 2015.

A exposição, aberta ao público, fica em cartaz até o sábado, dia 13, a partir das 9h, no hall de entrada da Utramig. São 15 artistas mineiros, cada um com um tipo de produto feito a partir de material que teria como destino o lixo. Mas que, em mãos hábeis e criativas, se transformam em verdadeiras obras de arte.

Márcia Pinho cria colares, pulseiras e gargantilhas com fundos de latas de alumínio, cápsulas de café nexpresso, embalagens de xampu, miolos centrais de disquetes e zíperes de calças ou roupas usadas, que teriam o lixo como destino. Mineira do Vale do Jequitinhonha, ela morou por muitos anos em Brasília, onde trabalhou com inclusão social de catadores de lixo, no Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à fome. Há cinco anos, trocou a profissão de historiadora e professora de espanhol pelo artesanato.

Dominga é outra artesã que transforma papel em peças utilitárias e decorativas. Ronaldo Lima também usa o papel para criar mandalas que são verdadeiras obras de arte. Fátima Duarte utiliza placas de raios X e retalhos de banners para produzir bolsas e carteiras exclusivas em crochê. E Márcio Lopes aproveita latas de óleo para fazer luminárias únicas.