Circuito Integrado agita a Utramig

Filmes, protótipos, esquetes teatrais, atendimento a comunidade e muita informação movimentaram a Utramig na semana passada. Toda esta agitação aconteceu durante o Circuito Integrado: Escola, Trabalho, Saber e Formação, que envolveu todos os cursos técnicos da Fundação.

Os alunos do curso Técnico em Multimídia apresentaram dois curtas-metragens, totalmente idealizado, roteirizado, filmado e editado por eles. Os filmes foram exibidos com direito a pipoca e a sala completamente tomada pelos espectadores. Os filmes Feminismo e Inquebráveis abordam temáticas, como o machismo, o preconceito e a intolerância, que afetam uma grande parcela da população. Os novos cineastas foram aplaudidos com entusiamo ao fim da sessão.

Os alunos da instituição tiveram a oportunidade de apresentar o que aprenderam nos laboratórios e salas de aulas de maneira criativa, sempre atentos ao compromisso social da Utramig. Um dos destaques foi a apresentação do projeto “Ouça e Recicle”, um sistema para adaptar as lixeiras de reciclagem para deficientes visuais, através de comandos sonoros. O projeto foi apresentado pelos alunos da 3ª etapa do curso técnico em Informática.

Confira mais fotos:

Estudantes e professores também tiveram que colocar seus dotes artísticos para conscientizar com entretenimento e diversão. Um animado talk show sobre as infecções sexualmente transmissíveis (IST) animaram o público com o conhecimento repassado de forma lúdica. Também utilizando casos simbólicos, os alunos do curso técnico em Meio Ambiente denunciaram o descuido e a forma predatória de relacionamento que estamos criando com o nosso planeta. O riso foi o percurso para a conscientização.

O Circuito Integrado também ficou marcado pelo intercâmbio entre as turmas de Enfermagem e Análises Clínicas. Os alunos destes cursos tiveram um dia de imersão nos laboratórios invertidos. Enquanto os estudantes de Enfermagem examinavam amostras nos microscópios os de Análises Clínicas aprendiam sobre procedimentos básicos em um leito de enfermaria. Além disso, os alunos realizaram o projeto interdisciplinar de atendimento à comunidade escolar, oferecendo com cálculo e análise de IMC, aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea, glicemia capilar.

As novidades cibernéticas foram temas de trabalhos dos cursos de Sistemas de Transmissão e de Telecomunicações. Os alunos apresentaram o funcionamento de uma rede de transmissão de dados Wireless e de circuitos programáveis. Outro grupo desenvolveu uma rede de comandos e sensores a Laser.

Além do trabalho dos alunos, vários profissionais marcaram presença no Circuito Integrado como palestrantes, oficineiros e participando de bate-papos. A gerente de Tecnologia da Informação da Clínica Oncomed Carla Policena Silva conversou com os alunos de Informática sobre mercado de trabalho da área em Belo Horizonte.

O diretor da ZOOM – Education For Life, Claudio Alvim Scianni, fez palestra sobre “Robótica e Cultura Maker – O profissional do sec. XXI”. Durante a atividade, ele convidou aos alunos para criar objetos utilizando peças do brinquedo Legos.

A oficina “(Des)envolver-se: Resiliência, Motivação e Autoestima” mexeu com alunos participantes. A atividade foi conduzida por Hallan Lincoln, que é conselheiro da Juventude de Contagem, fundador e CEO do HUB Connection e do projeto ‘Café Empreendedor’, do Centro Universitário UNA.