Alunos de Análises Clínicas visitam Museu de Morfologia



Os alunos do turno da manhã do curso técnico em Análises Clínicas participaram no dia 23 de maio de uma visita técnica ao Museu de Morfologia da UFMG. Os estudantes foram acompanhados pela orientadora do curso Karine Rolim e pelo professor de Anatomia e Fisiologia Clayton Policena.

A visita foi utilizada como um auxílio para o aprendizado da anatomia e fisiologia humana, através do conteúdo exposto no espaço do Museu. Os alunos puderam reconhecer e identificar as estruturas anatômicas estudadas em sala de aula.

Sobre o museu

Um museu de Ciências Morfológicas, e com enfoque humano, desperta certa curiosidade até mesmo pelo título. As Ciências Morfológicas integram áreas do conhecimento fundamentais ao entendimento da estrutura e funcionamento dos organismos, como a Embriologia, que focaliza o desenvolvimento embrionário e fetal do indivíduo, desde a fertilização até o nascimento; a Anatomia, que estuda aspectos como forma, dimensão, constituição e localização dos diferentes órgãos e sistemas; a Citologia e Histologia, que abordam a intimidade microscópica e ultramicroscópica dos organismos, possibilitando o conhecimento de sua organização molecular, organelas, células e tecidos, bem como de suas interações morfofuncionais. O estudo das Ciências Morfológicas é básico para os cursos das áreas biológicas e da saúde e é fundamental para todo cidadão que busca conhecer o seu próprio organismo.