Alunas de Programação Web aprendem jogando

As alunas do curso de Programação Web tiveram uma aula diferente e inspiradora. Elas paticiparam de uma visita técnica a ThoughtWorks, empresa referência em design e criação de softwares. No encontro, as estudantes tiveram a oportunidade de participar de um jogo, que dialoga com os desafios de construir um software. A proposta, chamada EDUCODAR, brinca com o nome de “ensinar a codar” – codificar/programar.

Para a aluna Lorrayne Gualberto, foi interessante conhecer a empresa e ver como a área de Tecnologia da Informação (TI) é abrangente e possui diversas áreas. “Descobrir que não só no país, mas também na cidade onde moro, que o mercado de TI é grande e está mais próximo do que eu imaginava. Por exemplo, não esperava que logo ali, ao lado de um shopping, teria uma empresa de grande influência para o mercado”, destacou.

Outro ponto destacado por Lorrayne foi o modo que os profissionais da empresa trabalham. “A liberdade, por mais que todos estão ali para trabalhar, que a empresa proporciona, liberdade na maneira dos funcionários se vestirem. Além do fato de ter jogos para estimularem a maneira de como solucionar um problema e ao mesmo tempo aproximar funcionários”, enfatizou.

Segundo a professora do curso, Aline Souza Bitencourt, a visita foi um marco para as estudantes, poisi tiveram contato com o universo profissional, “mostrando às alunas uma visão do quão ampla é a área de atuação do profissionais de TI”. Para ela, atividades como essa “facilitam e contribuem para o entendimento e desenvolvimento de conceitos que precisam ser abordados e bem compreendidos por todos que estão em fase inicial em um curso voltado para programação”.

O Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) Pronatec em Programador Web, na modalidade presencial, tem como objetivos desenvolver sistemas Web Simples; contribuir para a formação critica e ética frente às inovações tecnológicas, avaliando seu impacto no desenvolvimento e na construção da sociedade. As alunas são mulheres jovens, em sua maioria com 16 e 17 anos, vindas do ensino médio em escolas públicas.

As aulas do curso acontecem na sede do PlugMinas. Umas das principais abordagens é a inclusão das mulheres na área de TI e a TW também tem essa política. Inclusive, esse tema sempre é abordado com as alunas e foi reforçado na visita à empresa, lembrando que as mulheres podem e devem ocupar esse ramo do mercado de trabalho, tão promissor em vagas.

Confira mais fotos abaixo:

Arrow