A Diretoria de Qualificação e Extensão-DQE coordena e desenvolve as políticas de formação inicial e continuada no âmbito da qualificação profissional e de educação inclusiva da Fundação de Educação para o Trabalho -UTRAMIG, em resposta às necessidades e diretrizes no campo do trabalho, do emprego e da geração de renda emanadas pelos diversos agentes sociais. Alinhada ao marco regulatório de suas ações, tem suas competências detalhadas no Decreto nº 45.740 de 22 de setembro de 2011:
- desenvolver estudos para a avaliação do mercado, de parceiros e de clientela potencial, para subsidiar a definição da carteira de cursos, conteúdos programáticos, custos, investimentos necessários e outros aspectos relacionados ao planejamento de suas atividades;
- coordenar a definição de currículos e programas a serem desenvolvidos em cursos ministrados pela UTRAMIG, em consonância com as diretrizes de atuação da Fundação na formação, qualificação, aperfeiçoamento, atualização e especialização profissional;
- disponibilizar, articular e integrar os recursos humanos e materiais disponíveis na UTRAMIG para realização de cursos e para o desenvolvimento de projetos em sua área de atuação;
- desenvolver, adaptar e aperfeiçoar metodologias e estratégias de formação, qualificação, aperfeiçoamento, atualização e especialização profissional; promover, em sua área de atuação, o intercâmbio com outras instituições de ensino, nacionais ou estrangeiras;
- promover, em sua área de atuação, estudos e avaliações das atividades docentes, de modo a aperfeiçoar o processo de planejamento e execução dos cursos realizados;
- estabelecer, promover e manter contatos com instituições demandantes de ações de qualificação e extensão, de modo a identificar oportunidades de crescimento e desenvolvimento da atuação profissional, em sua área de competência;
- garantir a validade e o reconhecimento dos diplomas e certificados de cursos ofertados e realizados em sua área de atuação, promovendo a relação com as instituições pertinentes para tal;
- promover, em sua área de atuação, o acompanhamento de egressos dos cursos ministrados, tendo em vista o aperfeiçoamento curricular, metodológico e docente;
- propor à Direção Superior, observadas as devidas competências, a adoção de medidas que visem ao desenvolvimento e aperfeiçoamento técnico e operacional da UTRAMIG;
- participar da elaboração de planos, projetos e programas da UTRAMIG, bem como das propostas orçamentárias na sua área de atuação;
- trabalhar na captação de recursos e identificação de oportunidades, junto aos diversos agentes sociais, com a finalidade de viabilizar os projetos de sua competência, fundamentalmente aqueles de interesse social, voltados para o desenvolvimento do trabalhador;
- Desenvolver, ofertar e executar produtos de consultoria a instituições demandantes, na sua área de competência; e examinar e pronunciar-se sobre contratos e convênios celebrados pela UTRAMIG, e sobre propostas de ações que contemplem sua área de atuação.