Prevenção ao câncer de mama é tema de palestra
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Para conscientizar alunas, professoras e servidoras sobre a importância da prevenção, a Utramig realizou palestra com o professor de educação física, Felipe Fernandes de Lima. A iniciativa aconteceu no último dia 25 e faz parte das atividades do Outubro Rosa, mês utilizado para a conscientização do câncer de mama.
O profissional explicou que a realização de atividades físicas é um caminho para reduzir a probabilidade de a doença se manifestar. Segundo Felipe, a prática de exercícios físicos reduz em até 25% a incidência do câncer de mama.
O professor, que também é árbitro profissional de futebol, também alertou sobre outros perigos que podem favorecer o aparecimento da doença, como o uso de cigarro, a obesidade e o consumo exagerado de açúcar e gorduras.
Após o professor, a empresária Raquel Guerra contou um pouco sobre a sua experiência. Ela seguiu durante a vida todas as condutas orientadas por especialistas, no que diz respeito ao cuidado com a saúde, mas mesmo assim descobriu um câncer de mama. Ela contou que os exercícios físicos foram uma forma de ter mais disposição para enfrentar com coragem todos os procedimentos que realizou.
Convite diferente
Para convidar os servidores e estudantes para participar da palestra, as alunas da 1ª etapa do curso técnico de Enfermagem fizeram uma paródia musical. Elas circularam pela instituição cantando e convidando para a atividade.
A palestra foi idealizada pelas professoras Juliceli Márcia de Oliveira e Maria Cristina Schindler. Segundo Juliceli, professora e coordenadora de Responsabilidade Social, a ação faz parte da filosofia da disciplina que tem, como uma de suas propostas, o desenvolvimento de atividades relacionadas a temas atuais e de interesse, como são a campanha Outubro Rosa e a prevenção ao câncer de mama. “A busca pela contribuição de profissionais que trazem até a escola visões diferentes sobre um mesmo tema, como foi ontem (25), através do professor Felipe, que nos trouxe uma abordagem diferente daquelas que já trabalhamos anteriormente; e a utilização de várias ferramentas para divulgação enriquecem muito a discussão. No ano passado, por exemplo, enfocamos a importância da autoestima durante o tratamento e trouxemos oficinas como a de amarração de lenços e de auto maquiagem”, declarou.
Alunas da 1ª etapa do curso Técnico em Enfermagem que participaram da animada convocação:
- Alana Renata dos Santos
- Alice Oliveira Carvalho
- Ana Beatriz de Melo
- Claudia Andreia dos Santos
- Karoline dos Santos
- Kethelly Diane da Cruz
- Laissa Rodrigues Martins
- Paola Monteiro Costa
- Priscila Duarte
- Sabrina Bras
- Sarah Antunes
- Vitoria Regis Ribeiro
- Milene Clementino