Utramig abre cursos de qualificação exclusivos para mulheres em situação de vulnerabilidade



Programa Pronatec/FIC Mulheres Mil vai qualificar 480 mulheres de 14 municípios mineiros até o início de 2017

Sala cheia e alunas empolgadas. Foi assim a abertura, pela diretora de Qualificação e Extensão, Vera Victer, e a especialista da Utramig Andrea Medrado, dos cursos de auxiliar de confeitaria e auxiliar administrativo, em Sabará, nesta segunda-feira. As alunas são mulheres em situação de vulnerabilidade. Como elas, outras turmas iniciaram suas aulas esta semana: em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, mulheres já frequentam os cursos de artesão de biojoias ou de preparador de doces e conservas. Em Machacalis, também foi formada uma turma de artesão de biojoias. Até o final deste mês, serão abertos mais cursos, em outros dez municípios mineiros, todos com foco no empreendedorismo e na produção sustentável.

De acordo com as diretrizes do Governo do Estado de regionalização, a Utramig, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social – SEDESE,  vai chegar a 14 municípios dos mais diversos territórios de Minas, com a abertura de 23 cursos, totalizando 480 vagas, até o início do ano que vem. Os cursos são gratuitos, e realizados em parceria com as prefeituras.

O Programa Pronatec/FIC/Mulheres Mil utiliza uma metodologia específica voltada para a promoção da formação educacional, profissional e cidadã de mulheres em situação de vulnerabilidade.
O objetivo dos cursos é qualificar pessoas, atendendo as demandas de cada região do Estado.