UTRAMIG bate recorde de número de vagas para Cuidador de Idosos.



O curso da UTRAMIG também visa assistir o idoso no tocante ao conforto, higiene, alimentação, integridade física e cuidados paliativos no fim da vida, além de promover uma comunicação clara e objetiva com os idosos, suas famílias e equipes de saúde.

Não é novidade que o Brasil está em um rápido processo de envelhecimento populacional. De acordo com os dados mais recentes do IBGE, em 2030, o número de idosos vai superar, pela primeira vez, o de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.

Minas Gerais é um dos estados com maior número de idosos no Brasil. São 3,7 milhões de pessoas acima de 60 anos, o que coloca os mineiros no 2º lugar do ranking nacional, atrás apenas de São Paulo, segundo o Instituto.

Diante desse cenário, a Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais – UTRAMIG já ofertou, nestes seis primeiros meses do ano, o recorde de 589 vagas para o curso de Cuidador de Idosos, na modalidade educação a distância (EAD).

Nesse contexto, e, para exemplificar, a Utramig e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) firmaram, no mês de dezembro de 2021, um Termo de Cooperação Técnica para a oferta do curso Cuidador de Idosos, com carga horária de 160 horas, sendo que as aulas estão em andamento. O objetivo é capacitar profissionais para o cuidado integral e humanizado da pessoa idosa, além de qualificar o cuidador sobre as síndromes geriátricas, noções básicas para o atendimento de primeiros socorros do idoso e os fundamentos para a promoção da saúde.

O curso da UTRAMIG também visa assistir o idoso no tocante ao conforto, higiene, alimentação, integridade física e cuidados paliativos no fim da vida, além de promover uma comunicação clara e objetiva com os idosos, suas famílias e equipes de saúde.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Viçosa apresenta porcentagem de idosos superior à média do país. Atualmente o número de pessoas com 60 anos ou mais representam 11,04% da população. Essa porcentagem é relevante, visto que, a região tem uma população flutuante considerável formada por universitários vindos de outras cidades, estados ou países.

“Sabendo que a pirâmide demográfica brasileira está invertida, uma vez que já somos mais velhos do que jovens, capacitar as pessoas no território, para que elas protejam os idosos, é de extrema importância para a UTRAMIG, a fim de atender uma demanda não apenas do mercado de trabalho, mas, principalmente, da sociedade”, conclui o presidente da Fundação. Paulo Azeredo.

Release Infográfico Junho 2022 (1) (1)