Utramig 60 anos: celebração relembra trajetória e compromisso pela educação técnica
A Utramig celebrou seus 60 anos de história, em um momento marcado por homenagens e emoção.
A solenidade comemorativa contou com a ilustre presença de representantes do Poder Legislativo de Minas Gerais. Entre eles, o deputado estadual Bosco, a vereadora Professora Marli e os vereadores Leonardo Ângelo e Dr. Cristian Aquino.
A Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE) de Minas Gerais, Joana Rebelo Horta, compareceu ao momento solene. Além dela, o coordenador da Secretaria de Vilas e Favelas de Belo Horizonte, Marcos Crispim, também prestigiou a cerimônia.
Alunos, professores, servidores e colaboradores fizeram parte da celebração. Mais do que isso: receberam merecidos reconhecimentos pelos papéis essenciais que desempenham na Fundação. Nossos estudantes receberam medalhas e certificados de desempenho acadêmico, um reconhecimento pela dedicação, força de vontade e trajetória de sucesso que vêm construindo.
Marcado por um almoço especial, o aniversário eternizou a história da Utramig. São
seis décadas de ensino técnico de qualidade, aprendizados, conquistas e vidas transformadas pela educação.
Nossa história começa em 1961, quando surgiu a ideia de criar uma Universidade do Trabalho em Minas Gerais (por isso, o nome que a Fundação carrega até hoje: Utramig). O governador do Estado, Magalhães Pinto, coordenou estudos sobre a criação da Fundação. Em 1965, saímos do papel: nasceu a Utramig.
Em sua primeira década de existência, a Fundação adquiriu laboratórios, oficinas e passou a funcionar em sua primeira sede, na rua Joanésia, no bairro Serra. Quando um terreno foi doado pela prefeitura de Belo Horizonte, a Fundação fixou moradia na Avenida Afonso Pena, endereço em que permanece até hoje.
Nos anos 1970, a Fundação se consolidou como referência educacional em Minas Gerais. Os cursos foram ampliados, a estrutura se modernizou e cada vez mais mineiros tiveram a oportunidade de formação profissional com a Utramig. A Fundação atingiu outro marco em sua primeira década de vida: a execução de projetos de alcance internacional, como o Programa da OEA.
A história da Utramig é marcada pela mudança de nome. Em 1972, passou a ser chamada como a conhecemos: Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais. O nome mudou, mas a essência permaneceu igual: oferecer uma formação técnica cidadã e de excelência para os mineiros.
Nos anos 1980, a Utramig cresce e se dedica a cursos, serviços e parcerias. Desde então, passou a oferecer uma educação completa, que promove inclusão social, cidadania e se dedica a populações socialmente vulneráveis.
Nos anos 2000, a Utramig oferece cursos de Enfermagem, Segurança do Trabalho, Análises Clínicas e Informática. Os cidadãos são preparados para áreas fundamentais para a sociedade e para a vida: saúde, segurança, tecnologia.
Parcerias com o Governo de Minas e presença no Pronatec impulsionam a Fundação. Cresce o número de vagas e o acesso dos mineiros ao Ensino Técnico.
A Fundação traz inovações para os mineiros, com parcerias e formações de curta duração. O compromisso social da Fundação se fortalece, com a realização de cada vez mais projetos sociais.
Em 60 anos de história, marcou o estado de Minas Gerais ao formar mais de 16 mil alunos. Em 2022, atingiu o recorde de estudantes matriculados, com 6 mil vagas preenchidas. 6 mil oportunidades profissionais, formações humanas e cidadãs.
A Fundação forma jovens estudantes, mas não se restringe a eles. Pessoas de até 29 anos, mulheres de até 60 anos… ao longo de seis décadas, transformamos vidas de diferentes faixas etárias, etnias, religiões, gêneros… Todas unidas pelo sonho do acesso à educação e da transformação da própria vida.
Chegar aos 60 anos nos emociona e orgulha. Gratos à trajetória e felizes pelo futuro, celebramos o presente e seguimos em direção a mais anos de ensino técnico e formação humana. Reforçamos o compromisso de mudar vidas, promover cidadania e construir o futuro em Minas Gerais.
Manifestamos nossa gratidão e carinho a cada um que fez e faz parte de quem somos, nestas seis décadas de existência. É por vocês que, há 60 anos, formamos pessoas e transformamos histórias.

