Parceria da Utramig com a Rede Fhemig garante 150 vagas de estágio para alunos do curso técnicos de Enfermagem da Fundação.
Nesta quinta-feira (16.12), formandos do curso Técnico de Enfermagem da Utramig (da sede e de ex-unidades da Instituição), participaram de uma importante solenidade no auditório da Fundação: a assinatura de um convênio da Utramig com a FHEMIG. O acordo, vai garantir para 150 futuros profissionais do curso Técnico de Enfermagem a realização de estágio supervisionado obrigatório. Prática que – por força de lei – exige que – além da carga teórica recebida ao longo do curso – o futuro profissional cumpra seiscentas horas obrigatórias (quase três meses) – de vivência na área como parte da formação.
Uma importante conquista celebrada pela Fundação Utramig, sobretudo, diante do parceiro envolvido nesta importante atividade complementa na formação: o hospital Júlia Kubitschek, no Barreiro. A unidade é integrante do complexo assistencial da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – a rede FHEMIG e, inaugurada em 1958, é referência no atendimento das áreas de pneumologia e cirurgia toráxica, atendendo ainda outras especialidades médicas em cirurgia geral, obstetrícia, odontologia, pré-natal bem como acolhe casos de urgências e emergências.
A parceria foi bastante comemorada considerando que a Utramig vê no vínculo estabelecido a possibilidade do futuro profissional do curso Técnico de Enfermagem da Instituição, cumprir a carga horária de formação exigida num ambiente muito bem referendado pelo mercado.
No evento de assinatura do acordo, além dos ex-alunos, a solenidade contou com as presenças de professores do núcleo de estágios da Utramig, do Diretor da Qualificação e Extensão da Instituição, Rogério Massensini, da Chefe de Gabinete da Fundação – Cristiane Sadi e do presidente da Instituição de ensino profissionalizante, Paulo Henrique Azeredo Nascimento. À frente da Utramig há pouco mais de seis meses, Paulo Azeredo agradeceu a presença de todos reiterando o incansável compromisso da Utramig na busca de parcerias que contribuam para a formação profissional de qualidade daqueles que escolheram a escola como lugar de educação profissionalizante.”Condição que, sabemos o quanto pode favorecer os novos profissionais. Seja com a troca de informações e conhecimentos valiosos, do intercâmbio de ideias com aqueles que já exercem o ofício e outras interações, todas, decisivas para a formação de conceitos, da construção de estratégias e a consolidação de princípios que legitimam a rotina e a conduta do futuro profissional de saúde”, destacou Paulo.