Janeiro Branco: servidores se unem à campanha de cuidado com saúde mental
A Utramig reforça o compromisso com o Janeiro Branco, campanha de conscientização sobre o cuidado com a saúde mental. Servidores e colaboradores da Fundação tiraram uma foto em apoio à campanha, em um gesto que simboliza o engajamento da instituição com o bem-estar emocional.
O Janeiro Branco promove a conscientização sobre a saúde mental, já que a incompreensão e discriminação relacionadas a esse tema ainda impedem que muitas pessoas procurem ajuda psicológica e profissional. O equilíbrio emocional engloba os transtornos de saúde mental, que afetam mais de um bilhão de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Alguns desses transtornos incluem ansiedade e depressão.
O transtorno de ansiedade, por exemplo, afeta mais de 56 milhões de brasileiros, de acordo com o Covitel (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia) e conforme divulgado pelo portal da Revista VEJA.
A saúde mental envolve, também, áreas diversas da vida, como o estado psicológico e emocional, a saúde física, as condições de vida de cada pessoa, dentre outras. É uma condição que tem relação direta com o ambiente ao redor de cada indivíduo.
O equilíbrio emocional é considerado biopsicossocial, já que envolve fatores biológicos (relacionados à genética e ao funcionamento do organismo humano em si), psicológicos (ligados a comportamentos, emoções) e sociais (referentes a questões sociais, econômicos e culturais). Por isso, a atenção a cada uma dessas condições é fundamental para a saúde mental e a vida das pessoas.
Dentro do debate sobre saúde mental, o Janeiro Branco chama atenção, também, para o respeito aos limites: ou seja, para a definição daquilo que consideramos bom ou não, aceitável ou não, para nós mesmos, em nossa vida. Assim, é possível abrir caminho para relações interpessoais saudáveis e diminuir a sobrecarga emocional.
A Utramig reafirma a importância do cuidado com a saúde mental durante todos os meses do ano. Ações como psicoterapia, sono de qualidade, alimentação balanceada, exercícios físicos e atividades de lazer também promovem o equilíbrio emocional.
Para a Fundação, a saúde mental é um pilar da vida profissional, pessoal e do ensino. Por isso, seguimos promovendo um dia-a-dia em que o bem-estar emocional continue sempre presente. A Fundação lembra: neste Janeiro Branco, não se esqueça de sua saúde mental. Respeitar seus limites também é autocuidado.
Fontes de pesquisa:
Einstein, Site Psicólogo e Terapia, Ministério da Saúde, Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), Pós PUC PR Digital, Revista VEJA, OMS

