Dezembro Vermelho e Laranja: a atenção à saúde salva vidas
A Utramig se une ao Dezembro Vermelho e Laranja, campanha de conscientização e combate à AIDS e ao câncer de pele.
O Dezembro Vermelho busca prevenir a AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida) e outras infecções sexualmente transmissíveis. A AIDS se desenvolve a partir do vírus HIV. Aproximadamente 960 mil pessoas vivem com esse vírus no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Em estágio avançado, o HIV evolui para a AIDS, gerando prejuízos ao sistema imunológico e, portanto, riscos à saúde.
Outro objetivo do Dezembro Vermelho é eliminar o preconceito contra os portadores de AIDS. Uma das razões dessa discriminação é a crença de que a doença é transmitida pelo contato corporal (toque) em pessoas portadoras do vírus. Porém, essa informação não procede e pode provocar exclusão social contra quem tem a doença. O preconceito também ameaça a vida dos portadores de AIDS, pois impede que muitos deles procurem atendimento médico.
O contágio acontece por relações sexuais sem preservativo, compartilhamento de seringas, transfusão de sangue contaminado com o vírus e uso de instrumentos cortantes sem limpeza. A transmissão de AIDS da mãe para o bebê foi erradicada no Brasil. Não arrisque sua saúde quando o assunto é a AIDS: use preservativos, não compartilhe seringas e faça testes de ISTs regularmente.
Pessoas que consomem álcool e demais drogas, trabalhadores e trabalhadoras do sexo, indivíduos privados de liberdade, pessoas trans e homossexuais estão mais suscetíveis ao vírus e, portanto, o acesso dessas populações a medidas de prevenção e tratamento contra a AIDS passa a ser ainda mais essencial.
O Dezembro Laranja chama a atenção para o câncer de pele, o mais comum no Brasil. Mais de 700 mil casos devem surgir entre 2023 e 2025, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Mesmo com esse risco, 96 milhões de brasileiros não têm acesso à dermatologista e, dessa forma, menos orientações sobre cuidados com a pele e acompanhamento da doença, ficando mais suscetíveis a desenvolver essa enfermidade.
Mês de sol e calor, em dezembro o risco da doença aumenta, devido à exposição ao sol sem protetor solar. O câncer de pele acontece em partes do corpo que ficam mais expostas ao sol. O sol é fundamental para a saúde, mas a exposição a ele deve ser cuidadosa.
Por isso, não esqueça o filtro solar (mesmo em dias nublados ou chuvosos). Evite sol antes das 10h e após às 16h. Esteja atento à sua pele e ao aparecimento de manchas, pintas e lesões.
A Utramig alerta: a atenção à AIDS e ao câncer de pele salva vidas. Cuide da sua saúde!
Fontes: SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia, Portal G1,Gov.Br, Biblioteca Virtual em Saúde, Ministério da Saúde, Correio Braziliense
