Alunos de Análises Clínicas visitam a Funed
Os estudantes de Análises Clínicas da Utramig visitaram a Fundação Ezequiel Dias (Funed), entidade que realiza produções e pesquisas científicas em saúde pública. As professoras Nathália Coelho e Camila Stephanie acompanharam os estudantes. A visita fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025, e aconteceu na última terça-feira (28).
A experiência permitiu o contato com ações de pesquisa e desenvolvimento em biotecnologia e saúde pública. Os estudantes desenvolveram, ainda mais, o senso crítico e o olhar científico em relação aos desafios que as instituições de pesquisa enfrentam. Assim, a visita ampliou, nos estudantes, a valorização da ciência, área essencial não apenas para as Análises Clínicas, mas para a vida.
Com a visita, os alunos tiveram acesso à prática científica, tecnológica e administrativa da Funed. Eles conheceram os processos realizados na instituição, ampliando o aprendizado sobre a pesquisa científica no setor público de saúde.
Os alunos visitaram a estrutura da Funed, que inclui o laboratório de anatomia, com peças humanas preservadas, e a biblioteca, que possui publicações científicas.
Ao visitarem um stand de abelhas, os estudantes ficaram sabendo sobre o uso de mel como medicamento. Em outra etapa do tour pela Funed, os alunos foram ao laboratório de animais peçonhentos, onde são produzidos soros para neutralizar venenos.
Na visita, os alunos ampliaram as informações e a visão profissional sobre processos laboratoriais e científicos. A prática profissional também foi um ponto central da experiência. Os estudantes desenvolveram ainda mais habilidades comportamentais, técnicas e teóricas exigidas pela carreira em Análises Clínicas.
Ao promover visitas técnicas, a Utramig busca impulsionar os alunos rumo a uma preparação profissional completa e integrada. Essas experiências desenvolvem habilidades essenciais nos estudantes, envolvendo pesquisa, ética, teoria e prática. Ao unir conhecimento teórico e visitas técnicas, a Fundação forma profissionais cada vez mais competentes.

