Alunos apresentam projetos durante Mostra Tecnológica do segundo semestre
Os alunos da Utramig apresentaram projetos durante a Mostra Tecnológica do segundo semestre de 2025. Os trabalhos foram apresentados aos estudantes das outras turmas da Fundação, em um momento de integração, diversão e muito aprendizado.
Os alunos do curso Técnico em Informática do período da tarde desenvolveram sistemas de biblioteca, de matrícula e de frequência nas aulas. Os projetos facilitam o empréstimo de livros (anteriormente registrado em papel), a admissão dos alunos na Fundação, o controle de presença nas aulas e o pagamento dos benefícios de alimentação e transporte aos estudantes.
Os projetos modernizam o funcionamento da Utramig, ao mesmo tempo em que preparam os alunos para a prática das profissões. Para os projetos, foram utilizados bancos de dados que os próprios estudantes criaram.
A turma da noite do curso de Informática desenvolveu um projeto focado em jogos. Uma plataforma de jogos foi criada pelos estudantes. A plataforma foi desenvolvida para uso no computador. Nela, há jogos para diversão, como jogos de plataformas e de corridas infinitas. Outro grupo, da mesma turma, produziu um jogo educativo com temas de programação, que mostra as salas e espaços da Utramig. Desde os jogos até a arte, tudo foi criado pelos alunos.
O Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama, foi tema de outro projeto da turma de Informática. Os estudantes do curso também desenvolveram jogos e simulações de temas variados, como matemática, truco, perguntas e respostas, vendas, inclusão social e lógica.
O combate ao câncer de mama foi abordado, também, pelos estudantes de Enfermagem. Em uma palestra, elas explicaram sobre a doença, os sintomas, tratamentos e prevenção contra ela. Na parte prática da apresentação, os alunos de Enfermagem mostraram para os visitantes como fazer o autoexame das mamas. Com auxílio dos estudantes, os visitantes tatearam um material para aprenderem a fazer o exame, que ajuda a detectar a doença.
A campanha Novembro Azul, de conscientização e combate ao câncer de próstata, também foi tema de apresentação dos estudantes de Enfermagem. Além das campanhas, os estudantes de Enfermagem sensibilizaram a comunidade escolar para o combate à diabetes, por meio do incentivo à alimentação balanceada, exercício físico e demais hábitos de vida saudáveis. O projeto está alinhado ao Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis no Brasil (Plano de DANT). O objetivo do plano é reduzir a mortalidade por diabetes no país.
Os dados colhidos pelos estudantes durante o Dia D da Enfermagem, a partir de medições realizadas em alunos e servidores, foram a base para o projeto envolvendo a diabetes.
As doenças transmitidas por mosquitos (arboviroses) foram tema dos projetos da turma de Análises Clínicas. Os estudantes explicaram os sintomas, prevenção, tratamento e diagnóstico dessas enfermidades. Folders, cartazes, maquetes e palestras complementaram as explicações sobre as doenças. Algumas delas foram Dengue, Oropouche, Zika Vírus e Chikungunya.
Um teatro sobre as arboviroses foi protagonizado pelos alunos: eles desenvolveram habilidades, aumentaram o aprendizado e divertiram quem esteve presente. Os projetos visam conscientizar a população sobre o combate às arboviroses, destacando a importância do tema para a saúde pública.
A Mostra Tecnológica representou um momento de preparação dos estudantes para o mercado de trabalho. Focada em atividades práticas e explicações de conceitos, a Mostra está alinhada às demandas dos cursos. Com ela, nossos alunos aumentaram o conhecimento, a preparação profissional, a integração e socialização, a capacidade de trabalho em equipe e a formação cidadã.

