Agosto Lilás: Utramig veste a cor da campanha pelo combate à violência contra a mulher
Na última segunda-feira, 25 de agosto, servidores e colaboradores da Utramig se vestiram com a cor lilás, em um gesto simbólico que representou o apoio da Fundação à Campanha Agosto Lilás, que busca conscientizar sobre o fim da violência contra a mulher.
Combater as agressões contra a mulher se torna ainda mais urgente diante de dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública 2024, que chamam a atenção para a persistência das agressões contra pessoas do gênero feminino no Brasil. A cada seis horas, uma mulher é vítima de feminicídio no país, segundo o portal do Governo Federal.
O feminicídio é uma das formas de violência contra a mulher, e é caracterizado pelo assassinato de uma mulher devido à violência doméstica, ou, ainda, devido à intolerância contra o gênero feminino: ou seja, é quando a mulher é morta por ser mulher. As mulheres negras ainda são maioria das vítimas desse crime, também de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Além do feminicídio, a violência contra a mulher pode se manifestar de outras formas, como as violências física, psicológica e sexual. De acordo com o Disque Denúncia, canal governamental que registra denúncias de violação de direitos humanos (como violências), dentre as denúncias de violência doméstica contra mulheres, mais de 35 mil foram de violência física. Os registros aconteceram de janeiro a julho de 2025, segundo o Portal Agência Brasil.
Como instituição educadora, a Utramig acredita que combater a violência contra a mulher é dever de toda a sociedade. Ações como a da Campanha Agosto Lilás são essenciais: mais do que educação, essas iniciativas geram transformação social e ajudam a construir uma sociedade mais igualitária.
A iniciativa dos servidores e colaboradores, de tirar uma foto com roupas na cor lilás, reforça o compromisso da Fundação com o respeito às mulheres. A ação contribui para lembrar que o combate à violência contra a mulher não deve durar somente um mês, e sim acontecer durante todo o ano.
Informar e acolher as mulheres, conscientizar e educar os homens sobre a urgência do fim da violência contra a mulher. E reforçar: a culpa nunca é da vítima. Esses são os objetivos da Utramig no Agosto Lilás. São, também, mais um passo para que as mulheres sejam respeitadas, para a extinção da violência contra elas.
De campanhas às salas de aula, a proteção à dignidade das mulheres é um dos pilares da Utramig. Por meio da educação profissionalizante que é ofertado gratuitamente à estudantes ao longo dos 59 anos da instituição.
Para a Utramig, a luta pelo fim da violência contra a mulher é dever de todos e todas. Unindo educação, conscientização e transformação social, a Fundação reforça seu compromisso com ensino técnico gerando capacitação e respeito às mulheres.
Unindo o ensino e o empoderamento à conscientização, a Utramig abraça o Agosto Lilás e a luta pelo fim das agressões às mulheres.
Em caso de violência contra a mulher, não se cale. Sua ação pode salvar vidas!
Denuncie! Disque 100