Governador Romeu Zema participa do Pacto pela Educação Profissional e destaca a iniciativa da Fundação Utramig em favor da qualificação profissional nos municípios mineiros.

O aprendizado percorrendo novos caminhos.Escrevendo um novo capítulo na educação profissionalizante junto aos municípios mineiros.Tudo por meio de um pacto. O Pacto de educação profissional! Essa é a nova parceria firmada entre a Fundação Utramig e 12 cidades de Minas Gerais cujo objetivo é oferecer aos municípios cursos de qualificação profissionalizante com inserção e inclusão social.

Lançado oficialmente nesta quarta-feira(26) por uma plataforma virtual, o evento que celebrou o pacto pela educação profissional reuniu gestores da Fundação Utramig, prefeitos e representantes dos 12 municípios participantes e, ainda, o Governador do Estado de Minas Gerais – Romeu Zema. Último a se pronunciar, o chefe do Executivo Estadual, destacou as ações que – desde o início do seu mandato – nos últimos três anos – vem sendo adotadas em favor da qualificação profissional em Minas. Investimentos que, segundo Zema, chegam a um bilhão de reais. Atento ao que foi apresentado e às falas dos participantes do evento, o Governador fez questão de iniciar seu discurso, elogiando a iniciativa da Utramig, reforçando a importância da parceria com as prefeituras face à necessidade de qualificação profissional.“Vejo neste programa como mais um avanço nosso na educação em Minas Gerais. Estamos sendo companheiros da Utramig nesse grande desafio que é o de formar os melhores profissionais”, Disse Romeu Zema.

No discurso, Zema repercutiu também a fala dos participantes quando, nos discursos, chamaram a atenção para a necessidade de qualificação profissional da população em todo os municípios mineiros. Afirmação que o Governador fez questão de relembrar e refoçar. “Sem pessoas qualificadas, sem pessoas capacitadas, nós vamos enfrentar dificuldades para levarmos Minas Gerais a um patamar mais desenvolvido. As empresas têm vagas em aberto. Precisam de profissionais em diversos cargos e, por outro lado, nós temos aí milhões de pessoas procurando emprego e que não encontram. E a grande questão é a diferença na qualificação. As empresas procuram alguém com uma série de qualificações e, infelizmente, as pessoas não têm essa qualificação para estar entregando, disse o Chefe do Executivo Estadual .

Romeu Zema destacou ainda a importância do pacto pela educação profissional de alcançar os municípios como mais demonstração de mais um esforço do Governo de MInas para a mudança e a quebra de paradigmas. “O programa da Utramig é exatamente parte da solução dessa diferença que existe dentro do mercado de trabalho. Com isso, iremos continuar atraindo empresas para Minas Gerais. Temos conseguido um volume recorde de empresas que tem tudo a ver com termos aqui uma mão de obra capaz de atender essa demanda das empresas. Não é só quantidade – como nós falamos aqui. É preciso de qualidade da mão de obra. Então, parabéns a Utramig pela iniciativa e pelo programa e, de igual modo aos prefeitos. Estamos aqui trabalhando juntos em prol de um futuro melhor para os mineiros” , concluiu o Governador de Minas Gerais Romeu Zema.

Satisfeito com a repercussão do pacto pela educação profissional que lhe rendeu um elogio pessoal por parte do Governador, o presidente da Fundação Utramig – Paulo Azeredo, a chefe de Gabinete – Cristiane Sadi e os diretores de Qualificação e Extensão e de Planejamento, Gestão e Finanças da Fundação, fizeram questão de comemorar o sucesso do trabalho na primeira pessoa do plural: nós! Nos discursos pós evento feitos pelos gestores da Instituição com os demais servidores e colaboradores da Fundação – que acompanharam a transmissão do evento via plataforma da Utramig no Youtube – foram unânimes quando afirmaram “que o resultado do trabalho – alinhado às diretrizes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – vem sendo construído por todos. Sobretudo, nesta atividade – cujo ofício é sublinhado pela nobre missão da Fundação Utramig de transformar cidadãos em profissionais qualificados – nos mais variados níveis de ensino profissionalizante, mesmo que, para isso, seja necessário encurtar distâncias usando as plataformas digitais para se chegar aos municípios mineiros. E, por lá, fincar a bandeira da educação profissional transformadora. Marco na trajetória de 56 anos da Utramig.