Utramig tem nova presidente



IMG_0316

 

A psicóloga e professora universitária Vera Maria Neves Victer é a nova presidente da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais – Utramig. Ela assumiu o cargo no início de setembro.

Ela era diretora de Qualificação e Extensão da instituição, sendo responsável pela realização de cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com foco na redução da pobreza e no rompimento da vulnerabilidade de mulheres.

Em 2017, inclusive, o Projeto Mulheres Mil, sob sua coordenação, recebeu uma premiação nacional pelo Fórum de Inovação Social, por se mostrar relevante no Setor Público Brasileiro, nos critérios: Inovação Social, Impacto qualitativo/ Efetividade, Escalabilidade/ Replicabilidade e Participação Social, Parcerias e Alianças.

Vera Victer possui especialização em Educação na área de Ciências Socias aplicadas à Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Além disso, é professora concursada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, ocupou o cargo de Pró-reitora de Extensão. A nova presidente possui grande experiência em desenvolvimento de projetos de extensão, psicologia comunitária e gestão pública.

Na administração pública, ela foi Secretária Municipal de Desenvolvimento Social de Belo Horizonte, onde desenvolveu projetos e realizações na área da Infância e Adolescência e a consolidação da Lei Orgânica de Assistência Social do municipio.

A nova presidente, ao longo de sua vida profissional, atuou em diferentes projetos de extensão e pesquisa, bem como em elaboração, coordenação, análise, execução e avaliação de projetos sociais. Ela ainda desenvolveu atividades de assessoria e consultoria na área de projetos sociais. Além de exercer a função de consultora da Presidência da Caixa Econômica Federal, participando na integração dos projetos sociais do governo federal com estados e municípios.

Foi assessora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), onde atuou na transição dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).