Utramig lança Programa 5S



Ações para a implantação do Programa de qualidade tiveram início em agosto de 2016. O trabalho está sendo desenvolvido pelos estagiários internos da Fundação, como proposta de estágio curricular.

Mais conforto, bem-estar, economia e, sobretudo, melhoria na qualidade do trabalho. Por consequência, melhor qualidade de vida para os servidores. Estes são os principais objetivos do Programa 5S, que a Utramig lançou nesta quinta-feira, dia 30 de março, e vai ser implantado em todas as áreas da instituição até o mês de junho deste ano.

Focado em aspectos como organização, limpeza, padronização, saúde e disciplina, o 5S é um programa de gestão da qualidade que se propõe a transformar as atitudes das pessoas e os ambientes, gerando melhor qualidade de vida aos trabalhadores, redução de custos e de desperdícios e aumento da produtividade.

No lançamento, a diretora de Ensino e Pesquisa, Silvana Nascimento, conclamou os servidores a uma participação conjunta na execução do Programa. Segundo ela, desde o início dos trabalhos os estudantes realizaram vários diagnósticos nas diferentes áreas da Utramig, para nortear o conjunto de ações que terá início no próximo dia 6 de abril.

O supervisor de Estágio da Utramig, Dorgival da Silva, responsável pela implantação do Programa 5S, assinalou que várias estapas já foram cumpridas, como o diagnóstico de riscos e a documentação, com registros fotográficos dos problemas detectados. A partir do dia 6 de abril, serão iniciadas as auditorias e, em seguida, mutirões em cada área, de forma a atingir os objetivos propostos.