Utramig capacita conselheiros municipais de cultura e patrimônio

Encontros presenciais em João Monlevade e Divinópolis marcaram encerramento dos cursos gratuitos, que duraram seis meses e beneficiaram 320 pessoas.

“Estado e Sociedade”, “Princípios da Administração Pública”, “Conselhos de Políticas Públicas”, “Políticas de Cultura” e “Políticas de Patrimônio” foram os temas trabalhados nos cursos de capacitação de Conselheiros Municipais de Cultura e Patrimônio, realizados pela Diretoria de Ensino a Distância da Utramig. Fruto de um convênio entre a Fundação e a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), o Ministério da Cultura e a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), os cursos tiveram início em novembro do ano passado e são inéditos no Brasil. Os conselheiros mineiros são os primeiros do país a receberem formação gratuita e a distância. A proposta é focada na compreensão histórica e política dos espaços democráticos de participação social. Nas aulas, foram discutidas e apresentadas informações técnicas e jurídicas sobre as atribuições e competências dos conselhos municipais.