Trabalho da Utramig é ressaltado em arguição pública na ALMG

O papel da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas (Utramig) foi destacado em arguição pública do indicado a presidi-la, Lindomar Gomes da Silva, ocorrida nesta quarta-feira (6/7/16), em reunião acompanhada por alunos e profissionais da fundação. Indicado ao cargo pelo governador, Lindomar teve seu nome acatado por comissão especial destinada a avaliar a indicação. O parecer favorável ao nome dele seguirá para votação do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em turno único.

A deputada Marília Campos (PT), vice-presidente da comissão especial e relatora da indicação, enfatizou que, de forma contraditória, foi feita a arguição pública do indicado em momento em que tramita na ALMG o Projeto de Lei (PL) 3.508/16, que prevê a extinção da fundação e a absorção de seus cursos profissionalizantes pela Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg). A proposição, que integra a reforma administrativa do Executivo, aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e já motivou audiência na Assembleia no último dia 30 de junho.

Para a deputada, o trabalho da Utramig deve continuar e ser ampliado. Ela se mostrou contrária ao projeto, porque acredita que as alterações vão prejudicar as iniciativas desenvolvidas pela instituição. Marília Campos também perguntou a opinião de Lindomar sobre o projeto em questão.

Segundo o indicado, nenhuma outra instituição do governo desenvolve projetos de educação para o trabalho como os da Utramig. Ele também ressaltou que a fundação é tradicional, existe há mais de 50 anos. “Naturalmente, sou contrário à extinção, não porque estou à frente da fundação, mas por causa do papel desempenhado por ela. Não acredito que a Uemg vá conseguir desenvolver o trabalho de educação técnica e à distância como fazemos. É muito específico”, argumentou.

A relatora da indicação também questionou se os cursos ofertados pela Utramig são destinados às diversas áreas e se há vagas para a área rural. Lindomar esclareceu que cursos técnicos demandam mais recursos e infraestrutura. Ele contou que foi feita qualificação no Vale do Jequitinhonha e no Norte de Minas voltada para área rural. Em Uberlândia (Triângulo Mineiro), conforme relatou, um curso sobre a criação de galinha caipira foi muito procurado.

Parlamentares fazem questionamentos ao indicado

O deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), que presidiu a comissão especial, perguntou ao indicado sobre a absorção de alunos da Utramig pelo mercado de trabalho. Lindomar respondeu que cursos na área da saúde têm altos índices de empregabilidade. “Praticamente 100% dos alunos já saem empregados”, relatou. Ele acrescentou que alunos de cursos na área de meio ambiente e indústria têm mais dificuldades de encontrar emprego neste momento.

Já o deputado João Leite (PSDB) questionou se a Utramig é auto-sustentável. O indicado destacou que o custo anual da fundação é de R$ 13 milhões e que 39% dos recursos vêm do Governo de Minas. “Além disso, há uma pactuação com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no valor de R$ 17 milhões, que vão sendo pagos de acordo com a execução das iniciativas. Se não fosse dessa forma, seríamos não só auto-suficientes, mas também superavitários”, disse.

Trabalho da Utramig é ressaltado

O indicado enfatizou que há três unidades da fundação no Estado: Belo Horizonte, Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e Uberlândia (Triângulo). Lindomar ressaltou também o ensino a distância ofertado a mais de 200 municípios mineiros.

Outros aspectos destacados pelo indicado foram parceria com a empresa MRV para o desenvolvimento de cursos técnicos à distância para jovens do sistema penitenciário de Ribeirão das Neves (RMBH) e também com a prefeitura de Nova Lima para vagas para cursos presenciais a integrantes da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) da cidade.

Segundo Lindomar, a Utramig trabalha também com a licenciatura em matemática, física e química. Ele também enfatizou o projeto Poupança Jovem, realizado em Sabará e Ribeirão das Neves, ambos na RMBH. “Conseguimos passar de 60% de alunos do 3º ano inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, relatou.

Ainda de acordo com Lindomar, a educação profissionalizante e técnica tem grande importância para a formação cidadã. “Acredito que estamos cumprindo esse papel para que jovens se apropriem cada vez mais da política e dos debates”, concluiu.

Indicado – Lindomar Gomes da Silva é bacharel em Direito com pós-graduações em Direito Constitucional, Administrativo e Tributário e em Gestão e Politicas Públicas. É ainda mestrando em Estado, Governo e Políticas Públicas.

Tem um vasto currículo como líder estudantil e em movimentos sociais. Já realizou palestras em mais de 100 escolas públicas sobre os direitos humanos, para o Enem. Profissionalmente, foi assistente administrativo e ouvidor da Ceasaminas (2006/2007), advogado no Escritório Campos e Granato (2006/2014), coordenador de Direitos Humanos da prefeitura de Contagem (2009/2010), na RMBH, e diretor de Ensino e Pesquisa da Utramig, instituição que preside desde o ano passado.

Utramig – É uma instituição de direito público sem fins lucrativos, com autonomia jurídica, administrativa, financeira e pedagógica, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

Créditos: Jornalismo/ALMG