Projetos inéditos dos alunos do ensino técnico são destaque da Mostra Tecnológica da Utramig Nova Lima



Exposição, que acontece neste sábado, foca nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Iniciativa valoriza projetos, produtos e serviços ancorados na responsabilidade social, na formação cidadã e no empreendedorismo.

Projetos inéditos, como o de reutilização da água da chuva para lavagem de carros, roupas, quintais e para molhar plantas e flores; uma casa sustentável com a inversão da energia elétrica para a energia solar, reutilizando a água da chuva para descargas de banheiros e lavagem do quintal, além da reutilização do lixo orgânico, que será usado no jardim; um semáforo falante, que auxilia pessoas com deficiência visual na travessia de um cruzamento de ruas, diminuindo acidentes, promovendo inclusão, liberdade e independência.

E mais: um dessanilizador que transforma a água do mar em água potável, por meio de sua destilação; um repelente eletrônico, para o controle de pragas e insetos roedores em várias etapas da produção agrícola e da estocagem de alimentos; um projeto voltado para a automação residencial de baixo custo, com o objetivo de redução do consumo energético.um cartão de vacina online; um protótipo para controle de medicamentos online.

Estes são alguns dos 70 projetos da Mostra Tecnológica que será realizada neste sábado, dia 27 de maio, das 9h às 12h, na sede da Utramig Nova Lima. A proposta é o desenvolvimento de produtos, projetos e serviços que tenham relevância social.