Projeto Salto para Saúde



A UTRAMIG abre na manhã desta segunda-feira, em sua sede em Belo Horizonte, o Projeto Salto para Saúde, com uma Oficina de Alimentação Saudável.

As professoras Claudiana, Regina e os alunos da 1ª etapa do curso de Enfermagem (manhã) de Utramig vão dar dicas de Alimentação Saudável (sem glúten, sem lactose e uso de gorduras saudáveis)

Dia: 21/3 – Segunda-feira

Horário: 9h30

Local: Espaço de convivência do Prédio Administrativo

O projeto Salto para Saúde integra o tema do ano da UTRAMIG, que é a obesidade. Na unidade de Uberlândia, já foram realizados diversos eventos baseados neste tema, como os cursos de Obesidade Infantil e de Alimentação Saudável, além de aulas práticas de ginástica na praça.

Em Belo Horizonte, os alunos de Informática desenvolveram o portal Saúde para a Vida, também com dicas de alimentação saudável.

Também na unidade de Nova Lima a Obesidade é o foco do projeto MEXA-SE, que já foi implantado com a participação de alunos de diversos cursos técnicos da unidade. Os estudantes de Informática e Eletrônica estão produzindo um site e um aplicativo para divulgar dicas de saúde e alimentos saudáveis.

Os alunos de Nova Lima criaram também a TV Saúde e a Rádio Utramigos, interativa, e dirigida a estudantes da própria UTRAMIG e também da rede pública estadual.

“O diferencial da Utramig, além da qualidade de seu ensino técnico e dos cursos de qualificação e EAD, é desenvolver nos alunos uma visão crítica do mundo atual e o comprometimento com a sociedade. Para tanto, incluímos no currículos dos cursos técnicosa a disciplina Responsabilidade Social, que coordena todo o projeto, a cargo da Diretoria de Ensino e Pesquisa” explica a presidenta da UTRAMIG, Liza Prado.

A ideia, segundo ela, surgiu das reuniões do planejamento participativo anual, quando o tema obesidade foi um dos focos das discussões, já que afeta toda a sociedade brasileira, desde a infância à velhice.

O projeto |UTRAMIG ABERTA, que leva os estudantes para aulas práticas fora da escola, sempre com o foco na responsabilidade social, terá como uma das primeiras ações do ano a realização de oficinas de Enfermagem e eo Ambiente na Esc9ola Estadual Elza Mendonça, no próximo dia 1º de Abril.

Nas fotos abaixo, alunos de Enfermagem produziram opções saudáveis e sem glúten:

projeto saude projeto 2 projeto 4 projeto 3