Programa Mulheres Mil



Governo qualifica 380 mulheres em situação de vulnerabilidade em sete municípios

Cursos de curta duração Pronatec/FIC são dirigidos a mulheres em situação de vulnerabilidade e estão sendo realizados em vários Territórios do Estado

O presidente da Utramig, Lindomar Gomes, e a diretora de Qualificação e Extensão, Vera Victer, convidam para as solenidades de formatura dos cursos de qualificação Pronatec/FIC/Mulheres Mil. As alunas do Programa são mulheres em situação de vulnerabilidade e, em sua maioria, beneficiárias do Programa Bolsa Família. No total, 380 mulheres de sete municípios mineiros estão sendo qualificadas em várias áreas da economia, de acordo com as demandas de cada Território. As cerimônias de formatura serão iniciadas a partir do próximo dia 17 de dezembro, no município de Machacalis.

Com foco no empreendedorismo para este público específico, os cursos são uma iniciativa inédita do Governo de Minas Gerais. Os cursos do Programa Mulheres Mil são divididos em três módulos: Básico (Português, Matemática e Informática); Específico (saberes práticos da profissão em ensino) e Educacional Central (direito e saúde da mulher, empreendedorismo e economia solidária). “A relevância dos cursos é que, além de suprirem lacunas básicas de Português e Matemática, abordam conhecimentos específicos necessários às mulheres para que sejam inseridas no mercado de trabalho e possam sair da vulnerabilidade”, destaca diretora da Utramig, Vera Victer.

Confira as datas, os locais e os cursos:

DEZEMBRO

Dia 17 – Formatura Machacalis (Artesão de Biojoias)

Dia19 – Formaturas Sabará (Assistente Administrativo e Auxiliar de Confeitaria)

Dia 20 – Formatura Ouro Verde (Doces)

Dia 22 – Formatura Ribeirão das Neves (Assistente Administrativo e Promotor de Vendas)

Dia 22 – Formatura Caratinga (Artesão de Biojoias e Promotor de Vendas)

Dia 28/dezembro – Formatura Contagem (Assistente Administrativo e Promotor de Vendas)

Dia 30/dezembro – Formatura Piedade de Caratinga (Preparador de doces e conservas)

UTRAMIG

Subordinada à Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE) de Minas Gerais, a Utramig acaba de completar 51 anos formando técnicos em seus cursos profissionalizantes. A Fundação de Educação para o Trabalho executa também cursos de qualificação de curta duração, que preparam para as demandas do mercado.