Iº Seminário Utramig De Meio Ambiente 2015



Gestão de bacias hidrográficas; recuperação de áreas degradadas; reaproveitamento de resíduos sólidos; plantas medicinais e frutos do cerrado; transferência de tecnologia e gestão do conhecimento para melhorar a qualidade de vida do cidadão, na cidade e no campo; Meio Ambiente e a sustentabilidade para o novo milênio.

Estes são alguns dos temas das palestras e oficinas do Iº SEMINÁRIO UTRAMIG DE MEIO AMBIENTE 2015, que será realizado nos próximos dias 9, 10 e 13 de junho, na sede da Fundação, na Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte.

Além de cerca de 100 alunos do curso de Meio Ambiente da Fundação, o Seminário vai reunir referências mineiras quando o assunto é Meio Ambiente: os professores, doutores e pesquisadores Paulo Martins, Doutor em Ciências da Terra; Fernando Madeira, Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais; Cláudio Cançado, Doutor em Ecologia e Recursos Naturais, Eli Cezar, especialista em Recuperação de Áreas Degradadas e Ronaldo Lima, especialista em reaproveitamento de resíduos sólidos.

Com duas palestras e oficina da água, ministrada por técnicos da Copasa e da planta, por técnicos do IEF, haverá também debates nas noites de terça e quarta-feira, dias 9 e 10. O Seminário será encerrado no sábado, dia 13, com a realização da oficina de reaproveitamento de resíduos, comandada pelo professor Ronaldo Lima.

O encontro tem por objetivo subsidiar as discussões sobre o tema Meio Ambiente, no sentido de ampliar a contribuição da Utramig na construção de uma “Sociedade Sustentável”. Durante o Seminário, além da discussão de questões ambientais, será estimulado o planejamento e a troca de experiências, com o intuito demudar hábitos e melhorar as práticas para reverter os indicadores atuais.

Segundo o professor Fernando Madeira, um dos coordenadores do evento, o objetivo também é propor a realização de negócios entre alunos e empresas convidadas, estimulando o desenvolvimento de pesquisas e de projetos na área. “Nosso objetivo é desenvolver nos estudantes conhecimento, habilidades e atitudes voltadas para a conservação do meio ambiente”, explica. Fernando Madeira coordenou diversos projetos vinculados ao programa de Coleta e Beneficiamento Sustentável da Fava D´anta, de Revitalização da Bacia do Rio das Velhas e de Implantação de Unidades de Beneficiamento de Produtos Oriundos da Base Produtiva Local.

O coordenador do curso de Meio Ambiente da Utramig, professor Henrique Costa, ressalta que o Seminário também visa proporcionar um momento de integração entre os alunos, possibilitando o estudo e a socialização dos trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre. VOCÊ É NOSSO CONVIDADO!

SERVIÇO

Iº SEMINÁRIO UTRAMIG DE MEIO AMBIENTE 2015

 

LOCAL: Auditório da Utramig –

Avenida Afonso Pena 3.400

DATA: 9/6, Terça-feira, 18h15/Quarta-feira, 10/6, 19h, 13/6, Sábado, 9h

OS CURRÍCULOS DE TODOS OS PALESTRANTES ESTÃO NA PLATAFORMA LATTES

Coordenador do curso de MA da Utramig – Henrique Costa Telefone 3263- 7515 henrique.costa@utramig.mg.gov.br

Fernando Madeira: fernando.madeira@cetec.mg.gov.br Paulo Martins maerteyn@cetec.mg.gov.br

Eli Cézar – elicezar@gmail.com Cláudio Cançado – claudiocançado@gmail.com

Ronaldo Lima – ronaldolima@cetec.mg.gov.br

Tetê Rios – Assessora de Imprensa Utramig – tete.rios@utramig.mg.gov.br 9164-6660/3263-7576