Estudantes do curso técnico em Meio Ambiente fazem visita técnica ao Inhotim



Alunos do curso de Meio Ambiente participaram no dia 12 de abril, sob a supervisão dos professores Washington Henrique e Maria Cristina, devisita técnica. O objetivo da iniciativa é aperfeiçoar a prática profissional dos estudantes que se preparam para ingressar no mercado de trabalho. A atividade começou no assentamento Pastorinhas, no município de Brumadinho, que abriga famílias em processo de assentamento de terra pela reforma agrária.

O grupo foi recebido pelo agricultor Mauro, que trabalha com agricultura familiar. Ele fez uma demonstração de todos os processos e etapas da agricultura familiar orgânica e suas técnicas de plantio e cultivo. Mostrou, também, a importância do cultivo sustentável e seu processo de obtenção de renda na comercialização de seus produtos na feira do bairro Carmo, aos domingos, em Belo Horizonte.

No Instituto Inhotim, os alunos puderam observar as espécies endêmicas e exóticas ali cultivadas pelo Centro de Pesquisa da instituição. Os estudantes receberam informações sobre a importância do cultivo de mudas e a preservação de espécies na promoção da sustentabilidade, além de conhecerem técnicas de plantio e preparo do solo.

Segundo o professor Henrique, durante a visita os alunos buscaram vincular seus conhecimentos práticos ao contexto escolar, por meio do empenho e participação ativa de todos. “A atividade de visita técnica visa o encontro do aluno com o universo técnico profissional, proporcionando aos participantes uma formação mais ampla. A sua realização é de extrema relevância para os estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente, pois é tema da Mostra Tecnológica, que está vinculada à agricultura familiar, entre os Objetivos do Milênio”.