Alunos do curso de Assistente de Produção Cultural visitam Galpão Cine Horto



Os alunos do curso de Assistente de Produção Cultural tiveram a oportunidade de conhecer um dos principais espaços artísticos de Minas Gerais, o Galpão Cine Horto. Nos dias 23 e 24 de novembro, os alunos foram recebidos pelos profissionais do local, que explicaram o funcionamento de cada setor.

Idealizado e criado pelo Grupo Galpão, o local é referência teatral e cultural na cena belorizontina. Os alunos foram recebidos pela coordenadora geral, Gisele Milagres, que apresentou toda a estrutura administrativa.

Ela falou sobre a importância do planejamento para qualquer tipo de evento ou atividade cultural. “O planejamento é o que fará você trabalhar menos durante a produção. Tudo tem que estar previsto no planejamento, senão no dia será uma loucura ainda maior”, pontuou a gestora.

Para Lauriety Liro, 19 anos, a visita foi muito boa, pois ela não conhecia o espaço. “Tive uma experiência marcante, de conhecer um pouquinho deste mundo do teatro. Fiquei impressionada com a estrutura que envolve”, declarou.

Sobre o curso

A visita faz parte das atividades do curso de Assistente de Produção Cultural, que é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Cultura e a Utramig. A capacitação tem 160 horas de duração e as aulas acontecem no PlugMinas, na região leste da capital.

O curso apresenta uma perspectiva interdisciplinar da cultura e da arte e possibilita o conhecimento dos meios de expressões artísticas com quais o Assistente de Produção Cultural poderá trabalhar, como espetáculos de teatro, dança, cinema, artes visuais, música, multimeios e literários. Os alunos têm ainda contato com toda a cadeia produtiva da produção cultural, além de proporcionar o acesso às ferramentas de trabalho, como leis de incentivo, direitos autorais, ações culturais, etc.

Outro enforque importante do curso de Assistente de Produção Cultural é a gestão de projetos culturais. São abordadas as áreas de planejamento, pesquisa, elaboração e gestão, que contribuem para a aproximação do aluno com questões que integram a criação artística e o gerenciamento administrativo na produção de eventos e produtos culturais.

IMG-3917IMG-3921 20171123_145044_LLS