Alunos da Utramig Uberlândia realizam SIPAT



Alunos da Utramig Uberlândia realizam a 1ª Semana Interna de prevenção de acidentes da Amil Automação

Com o intuito de colocar em prática o aprendizado em sala de aula sobre diversos conteúdos, os alunos do curso Técnico Segurança do Trabalho realizaram, em parceria com a AMIL/Automação, a primeira SIPAT da empresa. A SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, em conjunto com o SESMT – Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho, tem como objetivo a conscientização dos empregados e empregadores sobre saúde e segurança no trabalho, além da prevenção de acidentes.
Os alunos foram divididos em grupos na sala de aula e desenvolveram pesquisas sobre os temas indicados pela empresa: Drogas, Ergonomia, Primeiros Socorros, Direção Defensiva e Combate a Incêndio. Estes temas foram o foco de palestras, treinamentos, avaliações médicas e atividades lúdicas.
Drogas: os alunos abordaram o conceito, os tipos de drogas, sua causa e efeito no organismo, a sua relação causa/consequência no ambiente de trabalho e os mecanismos necessários para desintoxicação de determinados tipos de entorpecentes, como cocaína, maconha, álcool, fumo.
Ergonomia: os alunos realizaram uma pesquisa com os trabalhadores sobre as questões ergonômicas como postura, forma de transporte de cargas, movimentação correta de agachamento. A atividade foi finalizada com ginástica laboral.
Primeiros Socorros: os alunos repassaram aos colaboradores da empresa as práticas referentes aos primeiros socorros prestados em situação de emergência como, aferir pressão, pulsação, respiração, manobras de ressuscitar, desobstruir vias respiratórias, acidentes com queimaduras e procedimentos legais, métodos de transporte de acidentados.
Direção Defensiva: os alunos apresentaram aos colaboradores a importância das regras de trânsito e como se proceder em locais em que a faixa de segurança é de suma importância para os colaboradores de diversos setores. Abordaram também regras de sinalização de trânsito e explicaram a relação condutor x pedestre, pois ambos se opõem conforme as situações do dia-a-dia.
Combate a Incêndio: os alunos demonstraram a importância dos extintores nos diversos locais de trabalho, orientando que, para cada tipo de material existe um determinado tipo de extintor. Explicaram sobre a mangueira de incêndio e suas características como, por exemplo, forma de usar, e os equipamentos de segurança que o profissional deve utilizar quando for usá-la.
“A SIPAT é fundamental para os trabalhadores, mas também é fundamental para o aprendizado para os alunos pois, em se tratando de indústria, há varias ações a serem abordadas e remanejadas conforme as atribuições dos funcionários e os futuros melhoramento da empresa”, pontua o professor de Segurança do Trabalho Tarcísio Vieira Queiroz.